O vereador Toinho Carolino (Podemos) promoverá no dia 20 de novembro, a partir de 18h, uma atividade para celebrar o Dia da Consciência Negra. A comemoração ocorrerá no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador e a programação inclui palestras sobre a luta e resistência da população afrodescendente.
Segundo o parlamentar, “eventos desta natureza sempre são importantes para valorizarmos a raça negra e discutirmos os nossos desafios”. Presidente da Comissão Temporária pela Valorização do Idoso, Toinho Carolino também pontuou que “é importante chamar a atenção neste encontro para as dificuldades enfrentadas pela população da terceira idade afrodescendente em Salvador. Será um momento de reflexão, debate e celebração”.
O movimento pelos direitos dos afrodescendentes legitimou 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra devido ao fato de Zumbi dos Palmares (1655-1695) ter sido assassinado nesta data, vítima de uma emboscada.
Localizado na Serra da Barriga, região hoje pertencente ao município de União dos Palmares, em Alagoas, o Quilombo dos Palmares é um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão imposta pela Corte portuguesa e que também persistiu no Império entre 1822 e 1888.
O reconhecimento do Estado brasileiro ao Dia da Consciência Negra foi oficializado através da Lei nº 12.519/ 2011.