Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. A prova começa às 13h30 e os alunos só podem sair com o caderno de prova a partir das 18h. O exame se encerra às 18h30.
Os estudantes que vão fazer a prova em localidades com fuso diferente da capital federal, devem ficar atentos às diferenças de horário.
Mesmo os inscritos que faltaram no domingo passado poderão fazer a prova hoje, mas a pontuação não será suficiente para participar de programas do governo federal e disputar vagas em universidades. Neste caso, servirá apenas como experiência.
Os alunos que não fizeram a prova por conta de falta de energia no local onde ocorreria a aplicação no último domingo (4) também devem fazer a prova de exatas neste domingo. A de humanas e redação foi reagendada para o dia 11 de dezembro. De acordo com o ‘G1’, em Franca (SP), 993 estudantes foram afetados pela falta de energia; em Porto Nacional (TO), foram 759.
Ao todo, 24,9% dos participantes inscritos não compareceram no primeiro dia – 1.374.430 ausentes entre os 5,5 milhões de inscritos.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Enem é a segunda maior prova do tipo no mundo, ficando atrás apenas do gao kao, exame de admissão ao ensino superior da China, que tem cerca de 9 milhões de candidatos.