Reunindo um público de 250 pessoas, a primeira edição da Jornada de Saúde Mental, que ocorreu em Salvador, contou com estudantes e profissionais da área vindos de mais de 30 cidades da Bahia e Sergipe. Foram dois dias de intensa troca de conhecimento e importantes debates sobre os avanços no tratamento das patologias da mente. Os transtornos mentais atingem cerca de 25% da população mundial e estão entre as doenças que mais afastam pessoas do trabalho globalmente.
As palestras e debates foram conduzidos por profissionais de diversas especialidades da saúde mental, salientando a necessidade do trabalho multidisciplinar no tratamento dos pacientes.
“Uma abordagem moderna entende que as diversas modalidades de tratamento são complementares, devendo ter como referência as necessidades individuais do paciente. Nesse cenário, percebe-se a importância de um trabalho multidisciplinar, com os diversos saberes da saúde mental trabalhando de forma integrada na construção de um plano terapêutico moderno e eficaz”, explica Ueliton Pereira, psicólogo e diretor técnico da Holiste Psiquiatria.
Nos dois dias do evento, ocorreram 16 palestras com especialistas diversas áreas da saúde mental – psicologia, psicanálise, terapia ocupacional, psicopedagogia, acompanhante terapêutico e nutrição, além da participação da plateia, que teve oportunidade de realizar perguntas. O evento contou, ainda, com a apresentação de painéis de trabalhos da área de saúde mental, enviados por estudantes.
A Jornada de Saúde Mental foi promovida pela Holiste Psiquiatria e contou com o apoio da Unifacs, Escola Bahiana de Medicina, Unijorge e Faculdade Ruy Barbosa.