Projeto de residência em dança ocupa o Centro Cultural Plataforma dias 24 e 25 de outubro de 2018. A ação é promovida pelo intercâmbio entre os integrantes dos grupos Salt’Jazz, Reforma Cia de Dança, Teatrio e Os Encalacrados. O projeto é dividido em duas etapas, a primeira ocorreu neste sábado, dia 20, através de uma oficina de qualificação em Dança Contemporânea, com o Bailarino e Coreografo Denys Silva, grátis. A segunda parte do projeto consiste em duas apresentações do espetáculo V.E.R.T.E-Bras, dias 24 e 25,20h, R$ 6,00 (inteira).Esta ação tem o apoio da CIPÓ – Comunicação Interativa, através do Prêmio Culturas Juvenis.
O Espetáculo de dança V.E.R.T.E-Bras versará sobre o copo humano, mais precisamente as vértebras, alinhada aos movimentos das danças brasileiras fundidas ao estilo contemporâneo. Palavra que dá nome ao projeto, tem significado contundente e é a parte de sustentação do corpo humano. Através de solos, duos e de coreografias coletivas, o corpo humano, o cotidiano, as dores, os movimentos diários serão retratados, tudo a partir da técnica de Horton, dando ênfase à fusão do maracatu, afro, samba, street dance com o contemporâneo, através do intercâmbio entre os 4 jovens bailarinos, de grupos, estilos e linguagens diferentes, a fim de propor um experimento e investigação corporal, além de propalar a dança contemporânea nos bairros periféricos de Salvador.
A ideia do projeto V.E.R.T.E-Bras é criar uma ação continuada de formação em dança no Subúrbio, mais especificamente no Centro Cultural Plataforma. Este seria o projeto piloto e a proposta é que a partir deste embrião sejam abertas turmas de qualificação, profissionalização e intercâmbio de profissionais da dança, sempre capitaneada pelos quatro grupos idealizadores da proposta.
A proposta surgiu após uma qualificação recebida pelos integrantes, através de uma parceria entre o Centro Cultural Plataforma e o Goethe Institut, a partir do projeto de Residências Artísticas Vila Sul, que trouxe de Miami o Bailarino e Coreógrafo baiano Augusto Soledade, para trabalhar diretamente com os jovens do Subúrbio de Salvador.
Sobre o Prêmio Culturas Juvenis
O concurso cultural, realizado pela CIPÓ – Comunicação Interativa, visa reconhecer e premiar a atuação de jovens/grupos responsáveis por iniciativas que envolvam as expressões das juventudes periféricas. Participam da ação seis coletivos culturais compostos por jovens com idade entre 18 e 29 anos, dos territórios de Fazenda Coutos, Beiru-Tancredo Neves e Plataforma. Os projetos selecionados ao prêmio se destacam por fortalecerem as expressões culturais juvenis e comunitárias dos seus territórios.
Serviço:
Espetáculo de dança V.E.R.T.E-Bras
Dia e Horário: 24 e 25/10/2018, Quarta e Quinta – 20h
Quanto: R$ 6/3
Classificação: Livre
Realização: Salt’Jazz, Reforma Cia de Dança, Teatrio e os Encalacrados /
CIPÓ – Comunicação Interativa
Fotos: Erick Rocha