Propositivo ao longo de todo o debate, o candidato à reeleição pelo PT, Rui Costa, instigou os demais candidatos a apresentarem suas respectivas propostas. “O povo está em casa acordado, esperando para ouvir as propostas dos candidatos, e cadê as propostas?”, provocou, questionando o candidato do DEM. “O senhor não fez e nós fizemos, em Feira de Santana, o Hospital da Mulher e a UPA. Por quê não apresenta o que fez na saúde ao longo de 14 anos à frente da prefeitura?”.
Rui reiterou realizações como os sete novos hospitais, oito policlínicas e mais de 16 mil cirurgias realizadas de forma itinerante, contemplando os 417 municípios. Uma pequena amostra das ações realizadas na área da saúde, entre 2015 e 2018, cujo investimento ultrapassou R$ 20 bilhões em obras, serviços e recursos humanos.
Uma radiografia da rede de hospitais e serviços contratados neste período mostra que são mais de mil novos leitos no estado. Um novo cenário resultante do esforço em reduzir o custo das atividades meio e redirecionar recursos para contratar profissionais, adquirir equipamentos e concluir intervenções nas unidades de saúde, além de construir novos hospitais e UPAs.