O geólogo Marcos Mendes oficializou sua candidatura ao governo da Bahia nas eleições 2018 pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) na manhã deste domingo (29), durante convenção estadual na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador.
Como vice, a chapa terá a líder do Movimento dos Sem Teto da Bahia (MSTB), Dona Mira. O professor Fábio Nogueira será o postulante ao Senado.
Durante a ocasião, Mendes criticou a política de segurança pública, de reforma agrária e a desigualdade social. “Temos um estado que está entre 6º e 7º lugar na economia do país, mas com uma população pobre, porque não há distribuição de renda. Temos em torno de 68% das crianças na pobreza. Ainda hoje, também, temos um dos maiores conflitos por terra, inclusive com 11 mortes em 2017, mesmo com 55% de terras disponíveis para discutir a regularização fundiária. Então, precisamos discutir isso tudo, discutir outro modelo de segurança que não extermine jovens. Existe uma culpa grande do governo e queremos a lógica desse modelo de estado”, ressaltou.
Esta é a terceira vez que Mendes disputa o governo do estado. Tendo sido a primeira vez em 2010 e a segunda em 2014. Em 2006, o geólogo concorreu ao cargo de deputado federal. Já em 2008 e 2012, disputou uma vaga para vereador.
Foto: Alan Tiago Alves/G1