Ao participar, de bike, da entrega dos 12 quilômetros de ciclovia da Avenida Paralela, ao lado do governador Rui Costa, na manhã deste domingo (1º), o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Angelo Coronel (PSD), acompanhado da esposa Eleusa Coronel, comentou que as intervenções viárias realizadas pelo governo do Estado estão humanizando a capital baiana e colocando Salvador no rol das grandes metrópoles mundiais.
O chefe do Legislativo estadual destacou que grandes cidades do mundo resolveram o seu problema de mobilidade urbana e se preparam para o futuro oferecendo à população as condições necessárias de segurança para o uso da bike como meio de transporte.
“A melhor forma de incentivar o uso da bicicleta é construindo mais ciclovias e ciclofaixas para que a cidade seja interligada. A bike é o grande modal de um futuro muito próximo no Brasil. Já é assim em alguns lugares do mundo. O governo do Estado coloca Salvador no século 21”, explica, o parlamentar.
Angelo Coronel salienta que metrópoles como Amsterdã, Helsinque, Tóquio, Bogotá e outras se humanizaram e melhoraram a qualidade de vida da população incentivando o uso da bicicleta.
“Esta ciclovia e a pista de corrida e caminhada estão muito bonitas e agradáveis. Elas são importantes para o soteropolitano. A Paralela é uma das principais artérias do trânsito da capital. Os bicicletários nas estações de metrô são um grande estímulo a que as pessoas adotem a bike no seu dia a dia. O governador Rui Costa está de parabéns, por abraçar o conceito de cidade inteligente, sustentável e voltada ao meio ambiente”, disse, Coronel.
O governador, acompanhado da mulher Aline Peixoto e das filhas, que também pedalaram, ressalvou que a obra ficou muito bonita e enche os baianos de orgulho porque estimula a prática do ciclismo como forma de se buscar a saúde.
Rui Costa observou que a ciclovia da Paralela tem interligação com as avenidas Pinto de Aguiar e a Orlando Gomes. E prometeu que também estará interligada às duas mais novas avenidas feitas pelo governo na capital: a Gal Costa e a 29 de Março.
A presidente do Instituto Assembleia de Carinho – o braço social da Alba -, Eleusa Coronel, também prestigiou a entrega da obra montada na bike. Ela sublinhou a importância de se executar obras com este perfil, como forma de tornar Salvador mais verde e humana, com vista a melhorar a qualidade de vida de sua gente.
Eleusa elogiou o fato de o governador pedalar com a mulher e as filhas, “porque a família é a base de tudo e uma maneira de fomentar o amor”, disse, a responsável pela humanização do Legislativo baiano. Três secretários prestigiaram o ato: Fábio Vilas Boas (Saúde), André Curvello (Comunicação) e Vicente Neto (Trabalho e Esporte).
CARACTERÍSTICAS DA PISTA
Com 12 quilômetros de extensão e 2,60 metros de largura, a nova ciclovia da capital corta o canteiro central da Avenida Paralela, e integra a Linha 2 do metrô. Tem início na altura do Hospital Sarah e segue até a Estação Mussurunga.
É dotada de uma pista de corrida e caminhada, com 2,50 metros de largura, além de um corredor verde, com o plantio de quase 5 mil árvores. Tem iluminação cênica e direcional em LED, com postes a cada 22 metros. Dispõe de barreiras de proteção ao ciclista e o piso é de concreto armado pigmentado.
Fotos: SANDRA TRAVASSOS