A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável por administrar cerca de 40 hospitais universitários federais, decretou greve nacional. Em Salvador foram afetados o Hospital das Clínicas e a maternidade Maternidade Climério de Oliveira.
No Hospital das Clínicas, as áreas de oncologia, hemodiálise e UTI estão funcionando normalmente, quem tem consulta marcada está sendo atendido, a internação pré-agendada não está sendo realizada. Já na Maternidade Climério de Oliveira a UTI neonatal e o ambulatório estão em funcionamento, os serviços administrativos e de atendimento estão com o quadro de funcionários reduzido em 30%.
A principal reivindicação se refere a um reajuste salarial, cuja proposta não apresentou avanço no processo. Na última reunião, houve negociação com retroativo, porém, o grupo afirmou que houve retirada de direitos e que o índice de reajuste não atende à categoria. Nessa quarta-feira (6) foi realizada uma proposta de acordo pelo Ministério da Saúde, mas ainda não foi aceita pela categoria.
Sobre o funcionamento das unidades de saúde baianas, o sindicato informou que a discussão será finalizada no ínicio da semana, com o comando de greve de cada hospital, considerando a Lei de Greve e o parâmetro mínimo de 30% de funcionamento.