As fanfarras escolares da rede estadual têm até segunda-feira (21) para garantir a participação no Desfile Cívico da Independência da Bahia (Dois de Julho). Para tanto, é preciso fazer uma adesão, preenchendo um formulário disponibilizado para as escolas pela Coordenação de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado. O documento deve ser devolvido para o email: [email protected].
De acordo com Sandra Xavier, técnica da coordenação de Projetos Intersetoriais, o procedimento é necessário para a organização da logística que envolve a participação das fanfarras no Desfile. Segundo ela, até o momento, 20 fanfarras já estão inscritas em Salvador e Região Metropolitana. “Estamos realizando o levantamento em todo o Estado, pois o desfile do Dois de Julho acontece na capital e em diversos municípios. Também estamos confirmando a participação das fanfarras no Desfile de 25 de Junho, no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, e já temos cinco unidades escolares confirmadas”, destaca.
Desfiles cívicos – Em 2017, mais de mil estudantes de 18 fanfarras participaram do Desfile da Independência da Bahia, que aconteceu no Centro de Salvador. Do bairro da Lapinha à Praça da Sé e, em seguida, até o Campo Grande, os estudantes integrantes das fanfarras se destacaram através de coreografias realizadas em sintonia com os diferentes sons tocados por instrumentos de sopro e percussão.
Outro momento de destaque é o desfile de 25 de junho, na cidade de Cachoeira (118 km de Salvador). Na ocasião, o município se torna sede do Governo do Estado para celebrar a data em que se celebra o início da luta dos antigos moradores do local pela Independência da Bahia.