A empresa RSH Construtora LTDA venceu a licitação lançada pela prefeitura de Salvador para realizar serviços de reformas de 1.500 residências no programa Morar Melhor. O contrato tem um valor global de R$ 6,3 milhões e será executado por uma empresa já conhecida nas páginas da imprensa baiana. O resultado da licitação foi publicado no Diário Oficial do Município na última quarta (28).
A RSH Construtora é o novo nome da Oliveira Santana Construções, empresa que se encontra no centro do escândalo de corrupção investigado pela operação Adsumus, comandada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). A Oliveira Santana Construções foi uma das companhias que integram o esquema de contratação irregular de obras, locação de maquinário e realização de serviços públicos que causou um rombo de mais de R$ 24 milhões na prefeitura de Santo Amaro, conforme aponta a investigação.
A empresa em questão pertence ao empresário Roberto José Oliveira Santana, que tem os filhos Alex dos Santos Santana e Alan dos Santos Santana como sócios no cadastro junto à Receita Federal. A Oliveira Santana Construções foi apontada pelo MP como uma das que causaram lesão ao erário público em Santo Amaro e se tornou alvo da Adsumus na segunda fase da força-tarefa. De acordo com os promotores de Justiça que atuaram na época na operação, as empresas integrantes do cartel que formava o esquema, entre elas a Oliveira Santana, fraudavam licitações, de modo que concorriam juntas, apresentavam preços similares inviabilizando a aquisição do menor preço, e prorrogavam a contratação de obras e locação de maquinário em cerca de 20 municípios da Bahia. As investigações esclareceram ainda que os empresários do esquema usavam “laranjas” para assumir os negócios.
A reportagem procurou a prefeitura de Salvador neste sábado (31) através de Secretaria de Comunicação, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
Fontes: BOCÃO NEWS