Dez famílias afetadas pelo desabamento de um imóvel no bairro de Pituaçu, em Salvador, foram cadastradas pela Prefeitura para receber auxílios. Todas foram orientadas a buscar a Defesa Civil de Salvador (Codesal) no menor tempo possível, e a expectativa é que o pagamento dos benefícios saia já na próxima semana.
Segundo a gestão municipal, três dessas famílias receberão dois benefícios, os auxílios moradia (o chamado Aluguel Social, para quem precisa, por alguma razão, deixar uma área onde há risco para a vida) e emergência (concedido a todos que tiveram perdas materiais).
Outras sete receberão apenas o auxílio-moradia porque terão de deixar seus imóveis diante de riscos estruturais identificados pela Codesal ou por terem de ser demolidos para viabilizar a entrada de máquinas para a retirada de escombros. Em caso de demolição, todos os objetos e pertences serão retirados dessas residências.
As famílias cadastradas para o auxílio-moradia receberão R$ 300 mensais. Já as cadastradas para o auxílio-emergência ganharão três salários mínimos. Também, pontua ainda a Prefeitura, serão concedidos quatro auxílios-funerais para viabilizar o sepultamento das vítimas que estavam no imóvel que desabou.
A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) contou que aguarda a vistoria final dos técnicos da Codesal já que novas famílias podem receber os auxílios. O imóvel que desabou na manhã desta terça (13/3) possuía quatro pavimentos e, de acordo com engenheiros, foi construído irregularmente.