Jovens e adultos que concluíram os cursos técnicos de nível médio nos anos de 2015, 2016 e 2017 na rede estadual de Educação Profissional e Tecnológica terão a possibilidade de conquistar uma vaga de emprego em Salvador, Lauro de Freitas, Itaparica e Vera Cruz nos próximos dias. Para isso, é preciso comparecer a um dos mutirões do programa Primeiro Emprego que o Governo do Estado vai realizar. No dia 28 de fevereiro, das 7h às 14h, a ação será no Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira, no bairro de Mussurunga . Já no dia 02 de março, o mutirão será no Colégio Odorico Tavares , no Corredor da Vitória, também das 7h às 14h.
Quem comparecer a um dos mutirões fará a atualização de dados, será verificada a sua regularidade do banco de dados da Secretaria de Educação e, caso haja vaga disponível na área em que o candidato se formou, em seguida, será encaminhado pela Secretaria do Trabalho (SINE) para verificar a elegibilidade (se atende a legislação do Programa) .
Caso seja elegível(eis) para a(s) vaga(s), serão verificadas as nota médias durante todo o curso (ranking) e será dada preferência sempre para aqueles de maior nota, que serão encaminhados para uma possível contratação com Carteira de Trabalho assinada, com todos os direitos garantidos. O contrato tem duração de 24 meses no âmbito do Estado por maio das Fundações. A remuneração nas instituições privadas é a partir de um salário mínimo; já nas Fundações, o contemplado terá, além de salário mínimo, plano de saúde opcional (PLANSERV), alimentação, vale transporte e processo formativo vinculado a sua área e ao serviço público.
Para realizar a atualização cadastral e se habilitar a ocupar uma possível vaga o egresso precisa apresentar os seguintes docume ntos: carteira de trabalho, carteira de identidade (RG) e CPF. Já para efetivar a contratação precisará também apresentar a carteira de reservista, título de eleitor, último comprovante de votação, comprovante de residência, currículo atualizado, certificado de conclusão do curso ou diploma ou histórico escolar. Para os casados e/ou com filhos, será necessário apresentar também a certidão de casamento, certidão de nascimento caso tenha filho, cartão de vacinação (dependente com até cinco anos de idade), comprovante de escolaridade (dependente após seis anos), conta bancária, duas fotos 3×4.
A ação será desenvolvida em conjunto pelas secretarias estaduais da Educação, do Trabalho, da Administração, da Casa Civil e de fundações parceiras, como a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e Fundação Estatal Saúde da Família (FESF).
Os mutirões do Primeiro Emprego já foram realizados nos Territórios de Identidade do Sisal (Serrinha, Litoral Sul (Ilhéus), Médio Rio de Contas (Jequié) e Recôncavo (Santo Antônio de Jesus). Mais informações sobre o programa podem ser encontradas no site www.primeiroemprego.setre.ba.gov.br .
O Programa 1o Emprego já contratou mais de 5 mil egressos de cursos técnicos da rede estadual de educação entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017. Dentre os contratados, 75% são mulheres, 73% estão na faixa etária de 18 a 25 anos e 2/3 se autodenominam negros.
O atendimento aos candidatos no Centro Estadual de Educação Profissional Newton Sucupira será para quem se formou nas seguintes escolas: Centro de Educação Profissional em Tecnologia Informação e Comunicação, em Lauro de Freitas; Centro de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira, em Mussurunga; Colegio Estadual Edvaldo Brandao Correia – Cajazeiras IV; Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira – Paralela; Colegio Estadual Thales de Azevedo – Costa Azul; Colegio Estadual Governador Lomanto Junior – Itapuã; Colégio Estadual do Stiep Carlos Marighella – Stiep; Colégio Estadual Bolivar Santana – CAB
Já no Colégio Odorico Tavares , no Corredor da Vitória serão atendidos os candidatos formados nas escolas: Centro Estadual de Educação Profissional Em Logística e Transporte Luiz Pinto De Carvalho – São Caetano; Centro Estadual de Educação Profissional em Apoio Educacional Tecnologia da Informação Isaias Alves – Barbalho;
Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Negócios e Turismo Luiz Navarro De Brito – Lapinha; Centro Estadual de Educação Profissional Em Gestão Severino Vieira – Nazaré; Centro Estadual de Educação Profissional Em Musica – Nazaré; Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira – Caixa D’ Água;
Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Tecnologia da Informação Carlos Correa De Menezes Santana – Amaralina; Centro Estadual de Educação Profissional Empreende Bahia – Água de Meninos; Centro Educacional Edgar Santos – Garcia; Colégio Estadual Alípio Franca – Bonfim; Colégio Estadual Democrático Bertholdo Cirilo dos Reis – Plataforma; Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes – Canela; Colégio Estadual Doutor Ailton Pinto De Andrade – Lobato; Colégio Estadual Duque de Caxias – Liberdade; Colégio Estadual Edvaldo Fernandes – tempo integral – Tancredo Neves; Colégio Estadual Góes Calmon – Brotas; Colégio Estadual Governador Roberto Santos – Cabula; Colégio Estadual Luis Viana – Brotas; Colégio Estadual Presidente Costa e Silva – Ribeira; Colégio Estadual Professora Noemia Rego – Valéria; Colégio Estadual Ruben Dario – San Martin; Escola Estadual Luiz Jose De Oliveira – Fazenda Grande I; Centro Estadual de Educação Profissional do Oceano – Tairú, em Vera Cruz