Passado o carnaval, mas ainda em pleno clima de verão, o grupo TCA Instrumental faz mais duas apresentações do seu projeto especial ‘Verão Concertante’, que reúne peças de compositores dos cinco períodos da música clássica e canções que representam a folia momesca e a temporada mais quente do ano. As apresentações serão entre os dias 19 e 23 de fevereiro (segunda e sexta), das 13h30 às 14h30, no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador, sede da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult). O evento é aberto ao público, com entrada franca.
A execução do repertório é feita com mediação dos próprios músicos de orquestra, que falam do contexto de criação das obras, sua localização na história da música, sua importância criativa, além da descrição dos naipes e instrumentos. A iniciativa também se compromete a ocupar espaços alternativos às salas de teatro ou de concerto, no intuito de alcançar novas plateias e ir ao encontro das pessoas de forma próxima e acolhedora.
O TCA Instrumental é formado por nove músicos contratados pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA): Ana Zanata (violino), Antônio Amorim (violino), Daniel Aly (violino), Danilo Lopes de Oliveira (violino), Diogo Pimentel (violino), Junio Santana (violino), Rodolfo Lima (contrabaixo), Sandra Romero (oboé) e Stephan Sanches (trombone).
O programa abrange a descrição e a execução de peças de grandes compositores característicos dos cinco períodos históricos em que a música ocidental se desenvolveu e expandiu por todo o mundo: Barroco, Clássico, Romântico, Moderno e Contemporâneo, incluindo a música brasileira. Obras de mestres como Bach, Mozart, Tchaikovsky, Beethoven, Brahms, Stravinsky e os brasileiros Villa-Lobos e Luiz Gonzaga estão na lista, que soma ainda marchinhas de carnaval e músicas da Axé Music.
SERVIÇO:
TCA Instrumental – Verão Concertante
Quando: 19 e 23 de fevereiro, 13h30 às 14h30
Onde: Palácio Rio Branco
Ladeira da Praça, s/n – Centro, Salvador- BA
Entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço)