O pesquisador e músico, Carlos Barros, o maestro da Orquestra Rumpilez, Letieres Leite, o percussionista Gabi Guedes, uma das fundadoras do bloco afro Bankoma e especialista em história afro brasileira, Eliana Souza, uma das fundadoras do Ilê Aiyê, Dete Lima, a especialista em história afro brasileira e filha de Dete, Catarina Lima e o violonista, professor de música e pesquisador de música africana, Thon Nascìmêmtos, estão entre os nomes que integram a programação das Rodas de Conversa do projeto “Áfricas na Gente”, que ocorre no mês de novembro em Colégios Estaduais de Cajazeiras e entorno, sempre às 10h.
Cada um desses convidados tem forte ligação com a temática afro brasileira e pretendem abordar diversos aspectos para os jovens das escolas públicas de Cajazeiras, desde a música africana tradicional, instrumentos melódicos africanos, a influência da música africana na música pop mundial, na música baiana e nos blocos afro, sobre a moda afro, história afro brasileira entre vários outros assuntos.
“Áfricas na Gente – Festival de Música nas Escolas” é um projeto de democratização cultural, musicalização e cultura afro-brasileira criado pela “Rede Somus – Música Bahia” tem o respaldo das leis nº 10.639/03 e 11.769/08, e realizará festivais de música com atividades de arte educação em 20 escolas públicas estaduais de Cajazeiras e entorno, na cidade de Salvador/BA.
O projeto, selecionado pelo Edital Setorial de Música, tem apoio financeiro do Fundo de Cultura, mecanismo de fomento da Secretaria de Fazenda e da Secretaria de Cultura, sendo gerido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secult/BA acontece durante o segundo semestre de 2017.
“Áfricas na Gente – Festival de Música nas Escolas” tem como propósito maior enaltecer a cultura afro-brasileira e trazer reflexão sobre a importância do povo negro para a nossa cultura. Propõe a todos os envolvidos um mergulho em seu próprio cotidiano para descobrir e valorizar a influência afro cultural em suas vidas. Com isso também busca fortalecer a relação de pertencimento das crianças e jovens com seus ancestrais.
O projeto ocupa cada escola durante 01 dia com várias oficinas (entre elas quadrinhos; canto; violão básico, dança afro, percussão, composição, poesia negra, teatro e contos africanos, além de uma Roda de Conversa sobre Cultura Afro-brasileira com um estudioso da área e shows com artistas da Rede Somus.
Os festivais nas escolas (com oficinas artísticas, rodas de conversa e shows) serão realizados até novembro. Já o encerramento do projeto culminará em um grande show Praça Regina Guimarães, em Cajazeiras, com o lançamento da coletânea musical de artistas de Rede Somus, no dia 25 de novembro, a partir das 13h. Neste dia será realizada uma Feira com empreendedores de Cajazeiras com a temática afro; Apresentação das oficinas; Exposição das oficinas de Quadrinhos e Grafite; Desfile da Oficina de penteados afros; Sarau da Oficina de poesia; Apresentação da Oficina de percussão; Apresentação da Oficina de dança Afro. Além de shows musicais com Juraci Tavares e artistas da Rede Somus como Coro de Cor; Neto Lobo; Emillie Lapa; Carlos Barros; Nouve; Irmão Carlos e Tabuleiro Musiquim.
PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO
14 de novembro – Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia
MANHÃ Roda de Conversa- Gabi Guedes; Pocket Show- Fábio Haendel
TARDE Pocket show- Coro de Cor
17 de novembro – Colégio Estadual Ana Bernardes
MANHÃ Roda de Conversa- Dete Lima e Catarina Lima (Ilê Ayiê); Pocket Show- Filipe Lorenzo
TARDE Pocket show- Thaíse Maciel
20 de novembro – Colégio Estadual Renan Baleeiro
MANHÃ Roda de Conversa- Letieres Leite
TARDE Roda de Conversa- Eliana Souza
ENCERRAMENTO DO PROJETO 25 DE NOVEMBRO – 13h às 20h – Praça Regina Guimarães – Cajazeiras
13h- abertura da Feira com empreendedores de Cajazeiras com a temática afro
14h- Apresentação das oficinas
Exposição das oficinas de Quadrinhos e Grafite
Desfile da Oficina de penteados afros
Sarau da Oficina de poesia
Apresentação da Oficina de percussão
Apresentação da Oficina de dança Afro
16h Abertura: Juraci Tavares
Artistas da Rede Somus: Coro de Cor; Neto Lobo; Emillie Lapa; Carlos Barros; Nouve; Irmão Carlos e Tabuleiro Musiquim.