Alunos da Escola Municipal Vale das Pedrinhas, localizada no bairro com o mesmo nome, serão levados, nesta sexta-feira (27/10), para visitar a exposição ‘A Matemática está em Tudo’, instalada na 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Salvador Shopping. A iniciativa é uma parceria do vereador Sílvio Humberto (PSB) com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). O objetivo da ação é despertar o interesse das crianças e jovens estudantes pelo ingresso nas carreiras científicas e tecnológicas.
Sílvio Humberto é autor da Lei que instituiu, em Salvador, o Dia Municipal da Ciência e Tecnologia, celebrado na primeira terça-feira do mês de outubro. Segundo o vereador, o investimento na tríade ciência, tecnologia e inovação tem sido o principal diferencial do desenvolvimento entre as nações. “A data é uma oportunidade para destacar o papel estratégico desses campos para a sociedade soteropolitana, principalmente para a nossa juventude”, argumentou.
O parlamentar defende o papel fundamental das escolas e dos professores para o despertar dos estudantes. Para ele, ações pontuais não são suficientes para disseminar a cultura científica, tecnológica ou de inovação. “Os projetos pedagógicos devem promover o entendimento da contribuição da ciência para a a concepção de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela humanidade”, pontuou.
O legado dos africanos para a ciência também foi defendido pelo vereador, que condenou o eurocentrismo contido nos modelos de ensino, que, segundo ele, invisibiliza os saberes e contribuições dos povos não-brancos. “As escolas de Salvador têm um contingente majoritário de estudantes negros e negras. É preciso evidenciar as trajetórias de referências afro-baianas, que se destacaram em suas atuações profissionais”, ressaltou Sílvio.