15 crianças e adolescentes moradores da pequena aldeia de Sidi Kamel, no Marrocos foram hospitalizados após serem infectados pelo vírus da raiva, depois de terem violentado sexualmente um burro, segundo uma reportagem publicada na terça-feira (15) pelo jornal britânico The Sun.
Os jovens ficaram internados no Hospital Mechraa Belksiri, uma unidade médica local por volta de uma semana para receber a vacina e os cuidados contra a raiva.
Segundo relatos, vários meninos com idade similar aos infectados foram vacinados por precaução. Ainda segundo informações, as famílias dos adolescentes ficaram chocadas e envergonhadas após o incidente.
A imprensa local informou que o numero de infectados pode ser bem maior do que o informado. Outros garotos foram levados pelas suas famílias para serem tratados fora da aldeia em outros hospitais por conta do constrangimento.
Conforme o site Blastingnews a raiva é geralmente disseminada pelo contato com a saliva. Ainda não foi observada a propagação pelo contato sexual. Então, se esses adolescentes foram contaminados pela doença após violarem o burro, a transmissão deve ter ocorrido através de uma mordida do #animal ou de algum outro contato da saliva ao longo dos atos sexuais.
A fim de limitar o risco de propagação da raiva, o governo local está procurando mais pessoas que tenham tido relações sexuais com o animal para garantir que sejam vacinadas. As autoridades também solicitaram ao dono do burro que sacrificasse o animal para evitar uma maior propagação da doença.
Apesar dos riscos para a saúde e da ilegalidade da prática de zoofilia, em muitos países é mais comum do que muitos poderiam pensar.