Alunos do projeto Karatê do Saber, desenvolvido pela Base Comunitária de Segurança (BCS) de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, conquistaram 17 medalhas (sete de ouro, quatro de prata e seis de bronze) no Campeonato Baiano, realizado na cidade de Dias D´Ávila. Os atletas vencedores são meninas e meninos que possuem entre nove e 21 anos.
O grupo levou para casa oito medalhas na modalidade kata e nove na modalidade kumitê. A competição ocorreu no último fim de semana, sendo esta a quarta participação do Karatê do Saber. O projeto tem como foco as crianças e os jovens do bairro de Fazenda Coutos.
As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, nos turnos matutino e vespertino, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado próximo à BCS de Fazenda Coutos. Os soldados Renan Santos e Alisson Guimarães estão à frente da iniciativa.
“No ano de 2012, nós iniciamos o projeto. O objetivo é trabalhar com esses jovens não apenas exercendo o policiamento comunitário, mas tirando-os da rua, ocupando o tempo e promovendo disciplina. Ou seja, nós buscamos dar um direcionamento a eles”, explica o soldado Renan.
Para o soldado Guimarães, o campeonato baiano representou “um momento único, em que os alunos tiveram a oportunidade de aplicar tudo aquilo que aprenderam durante os treinamentos”. Atualmente, 80 alunos participam do projeto em Fazenda Coutos.