O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) resgistrou na manhã desta segunda-feira (3), em Salvador, rajadas de vento de até 49 km/h. Ainda segundo o Inmet, a velocidade é quase cinco vezes maior do que a média normalmente registrada na capital baiana, que fica na casa dos 10km/h.
A meteorologista do órgão em Salvador, Cláudia Valéria, informou que por volta das 15h, a velocidade dos ventos diminuiu para 30km/h, mas que ainda assim é considerado um valor alto para os padrões da capital baiana.
Ainda segundo Cláudia, os ventos fortes não atingem só a capital. “O cenário não é só em Salvador. Fizemos um alerta de ventos fortes para todo o litoral da Bahia”, explicou.
Por conta dos ventos fortes, uma palha de coqueiro se soltou e atingiu um fio elétrico na região do bairro de Ondina. A situação causou falta de energia, na tarde desta segunda-feira, nas avenidas Garibaldi e Oceânica, e no Largo da Mariquita. Por volta das 16h, a luz já havia sido reestabelecida na Garibaldi e Oceânica.
Apesar dos ventos fortes Cláudia Valéria, meteorologista do Inmet, destaca que em Salvador não há um grande volume de chuva. Esta segunda-feira amanheceu com chuva e tempo nublado. “Os ventos se associam as chuvas, que não são consideradas de grande volume, mas que dá uma sensação de que está chovendo mais”, disse.
Ainda segundo Valéria, esta segunda-feira é um dia típico de inverno, com temperaturas entre 20,6°C e 24,3°C. Os ventos fortes devem seguir até terça-feira (4), mas a chuva deve continuar até o final desta semana. Valéria ainda destacou a queda das temperaturas e disse que a máxima (24,3°C) desta segunda-feira, normalmente é a mínima, durante o início do verão e final de outono.