Aos 16 anos de idade, o estudante Italo Silva, 16, do 3º ano, do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no Bairro da Paz, em Salvador, já está preocupado com as eleições do ano que vem. Ele quer participar ativamente do processo, ajudando a escolher os próximos governantes. Para isto, ele foi ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), na quarta-feira (10) juntamente com colegas de turmas para retirar o primeiro título de eleitor. A iniciativa faz parte do projeto “Eleitor do Futuro – Educação para a Cidadania”, realizado pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE), do TRE-BA, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado.
A atividade, que inclui palestra e votação simulada em urna eletrônica, objetiva incentivar a participação de adolescentes e jovens no processo eleitoral e promover o exercício da cidadania. “Já estava querendo fazer o meu título faz tempo e esta foi uma boa oportunidade. Não vejo a hora de poder contribuir com o meu voto na próxima eleição”, afirma Italo Silva.
Na visita, os estudantes conheceram o Memorial do TRE-BA e discutiram sobre questões como a importância do voto, a Constituição, os três poderes da República do Brasil e o papel da Justiça Eleitoral. Em posse dos documentos como Carteira de Identidade (RG) e comprovante de residência, eles fizeram seus títulos para poder votar nas próximas eleições de forma consciente.
Com o novo documento em mãos, a estudante Tatiana Vieira, 17, do 3º ano, saiu motivada. “Aprendi várias coisas, inclusive sobre a importância dos jovens fazerem o alistamento eleitoral para ajudar a decidir o futuro do país e a respeito da conscientização política que devemos ter”, afirma.
Para a professora de História, Bianca Garrido, a ação serviu para ampliar o conhecimento dos estudantes. “Eles visualizaram, na prática, os conteúdos abordados em sala de aula, além de se sentirem cidadãos mais críticos aos percebem que o voto faz a diferença na escolha dos candidatos a cargos representativos no Brasil”, destaca a educadora.
A servidora da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, Adriana Passos, que foi responsável por orientar os estudantes, ressalta que “o projeto trabalha com a educação para a cidadania de uma forma transversal, levando informação para os estudantes, sobretudo, sobre os direitos e deveres do cidadão, democracia representativa e a finalidade do exercício do voto”. Segundo Adriana, a ação continuará até novembro. Além do alistamento eleitoral dos estudantes da 3º ano do Ensino Médio para a retirada do título no TRE-BA, a ação e