Um esquema de desbloqueio de celulares da marca iPhone foi descoberto, na tarde desta terça-feira (11), após equipes do Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos prenderem Eliel de Almeida Santos, 30 anos. De acordo com a polícia, as investigações foram iniciadas pelas próprias vítimas de de roubos em ônibus, que relatarem que nas redes sociais tinha um homem anunciando venda de peças e desbloqueio para aparelhos da Apple.
“Percebemos, através dos depoimentos, que alguns criminosos entravam (nos ônibus) com o foco direcionado para iPhones. Estes aparelhos, que até então, após roubo, eram bloqueados por um dispositivo de segurança, já conseguem ser recolocados no mercado. Diante disso, através de ações de inteligência, chegamos em Eliel”, contou em nota o titular do Gerrc, Nélis Araújo.
O delegado acrescentou que operações estão sendo desencadeadas pelo Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) direcionadas para lojas que oferecem esse tipo de serviço. “Observamos que com a crise econômica a procura por celulares com valores bem abaixo do mercado tem aumentado. É importante informar ao cidadão que adquirir um aparelho sem nota fiscal poderá configurar crime de receptação”, alertou Nélis.