Com o objetivo de expandir a oferta de vagas nos cemitérios municipais de Salvador, o vereador Orlando Palhinha (DEM) promoveu nesta quinta-feira (16), no auditório do anexo da Câmara Municipal, audiência pública sobre este tema. O parlamentar argumenta que a violência aumentou muito na cidade, elevando o número de óbitos: “Diante desta realidade, muitas vezes as famílias precisam esperar alguns dias por vagas nos cemitérios públicos para enterrar seus entes queridos”.
Por conta da situação, o vereador Palhinha está articulando junto à prefeitura a ampliação do Cemitério de Periperi. “Já conversamos com o proprietário de um terreno vizinho. A proposta é que o município realize a desapropriação e assim possa aumentar a oferta de vagas”, informou.
O parlamentar já promoveu nos anos de 2009, 2011 e 2013 outras audiências públicas sobre o tema. “Os índices de violência crescem bastante nos finais de semana. E no início da semana muitas pessoas se dirigem ao nosso gabinete procurando ajuda para realizarem o sepultamento de seus parentes”, frisou.
O vereador acredita que a verticalização dos cemitérios municipais amenizaria bastante o problema da falta de oferta de vagas. Inclusive, Palhinha apresentou proposição para a implantação de um cemitério vertical na capital baiana.
Neste ano, Palhinha já apresentou sete projetos que têm o objetivo de promover melhorias, ampliações de vagas e sugestões para resolver problemas que envolvem os cemitérios municipais.
Presente à audiência, Janete Garcia da Silva, coordenadora de Serviços Diversos da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), afirmou que até 2013 eram realizados cerca de 3000 sepultamentos nos cemitérios sob a responsabilidade da prefeitura. “Em 2016, foram 5200 e nos primeiros meses deste ano tivemos 900 sepultamentos”, acrescentou. A gestora atribui esse aumento da demanda ao crescimento da população, aliado à violência urbana.
Ela também informou que dentro em breve serão disponibilizadas mais 250 gavetas nos cemitérios municipais de Salvador. E pontuou que “a prefeitura atualmente está procurando áreas para a construção de novos cemitérios”.
Conforme Jocemar Leal, superintendente do Setor de Cemitérios da Semop, “a prefeitura está promovendo uma série de melhorias nas gavetas, caminhos para o sepultamento e nas capelas”. Atualmente, Salvador conta com dez cemitérios municipais, sendo seis deles nos bairros de Itapuã, Brotas, Periperi, Pirajá, Plataforma e Paripe e quatro nas ilhas de Paramana, Ilha de Maré, Bom Jesus e Ponta de Nossa Senhora.