Nesta quinta-feira (12), acontece em Salvador a principal festa religiosa da capital baiana, a Lavagem do Bonfim. E ao que parece, quem for para Cidade Baixa vai ter muito mais para curtir do no ano passado. De acordo com o presidente da Saltur, Isaac Edington, o número de entidades que irão desfilar do Comércio ao Bonfim é quase duas vezes maior que em 2016. “Já temos 36 entidades cadastradas, mais que ano passado, que tiveram em torno de 20 desfiles”, disse em entrevista ao apresentador José Eduardo, na rádio Metrópole, na manhã desta terça-feira (10).
Entre os desfiles, o público poderá acompanhar entidades conhecidas, como Ilê Aiyê, Muzenza e outras, conforme destaca Edington. “Tem Ilê, tem grupo de Santo Amaro esse ano, Muzenza, fanfarras tradicionais. Será uma festa de muita alegria e diversão”, contou o presidente que revelou boa expectativa para festa. “Estou muito otimista para o Bonfim esse ano. A cidade está cheia de turistas. Temos uma expectativa muito positiva para Festa do Bonfim por conta da interação de turistas e soteropolitanos, e também pela quantidade de entidades já cadastradas para o cortejo desse ano”.
Questionado sobre a proibição de jegues na Lavagem, o gestor garantiu que não recebeu nenhuma solicitação. “Não recebi nenhum comunicado sobre jegue na Lavagem não. Se aparecer lá vai ser uma surpresa”.
Edington ainda destacou que uma operação especial dos órgãos públicos foi montada. “Temos todos os órgãos trabalhando para promover o maior conforto possível durante a festa”. A concentração está marcada para 7h, na frente da Igreja da Conceição da Praia.
Passada a Lavagem, o presidente garante que Salvador continuará com um calendário festivo bastante movimentado. “Teremos o Percpan, que é o Panorama Percussivo Mundial, no dia 22 de janeiro, a tradicional Festa da Ribeira, um Campeonato Mundial de Capoeira, no Farol da Barra, o ‘Paranauê’, a festa de Iemanjá, e aí vem o Fuzuê e Furdunço no pré-Carnaval, e em seguida, o Carnaval”.
Nesse ano, segundo Edington, as festas pré-carnavalescas de Salvador serão realizadas nos dias 18 e 19 de fevereiro. “Dia 18 será o Fuzuê, sem equipamentos eletrônicos, projetos culturais e já temos mais de 25 entidades já cadastradas, diferente do ano passado que só foram 10, todas inscritas através de edital, e no dia 19, o desfile dos minitrios com grandes atrações”, contou ao lembrar que o circuito será mais uma vez invertida em relação ao Carnaval, da Ondina para Barra.