Escola Lindembergue Cardoso localizado na Rua Irecê, Bairro, Praia Grande é a imagem perfeita da Educação Estadual no Subúrbio Ferroviário, boa parte da escola não sabe o que é reforma a anos, matagal crescendo, cadeiras quebradas, janelas enferrujadas, paredes pichadas, pintura desbotadas.
A Rua onde fica localizada a escola não tem sistema de drenagem, em períodos de chuva formam-se grandes lagoas de esgoto e lama e, quando seca, torna-se um pântano. Nas semanas em que chove, moradores desenvolvem pontes improvisadas com tábuas para que os filhos não molhem os pés na água suja.
– O matagal cresce em toda a escola, na área do pátio o mato se desenvolve e na área lateral o capim já tomou conta, as árvores que existem dentro da escola não veem poda faz muito tempo e as folhas secas que caem se aglomeram.
– A pintura da área externa está completamente degradada, já é possível até ver o reboco, em algumas trechos, os blocos e as ferragens das pilastras. O mofo e o limo, graças à umidade, está por toda parte, na área interna riscos e pichações decoram esse cenário de filme de terror.
Nas grades laterais e no portão principal há sinais claros de ferrugem.