O clipe “Maria Felipa”, dirigido pelo cantor, compositor e diretor baiano Xauim e apoiado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), recebeu o prêmio de Revelação em Direção Nacional – Escolha do Júri, no Music Video Festival (MVF), um dos principais prêmios do audiovisual nacional, realizado na cidade de São Paulo.
Esse clipe foi um dos selecionados no eixo de atuação “Produção de Videoclipe” do Edital 002/2023 – Salcine, promovido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). O clipe é sobre Maria Felipa, uma das heroínas responsáveis pela luta da Independência do Brasil na Bahia.
Gravado em Saubara, cidade do Recôncavo baiano, o clipe entrelaça a narrativa histórica de Maria Felipa com a manifestação cultural das Caretas do Mingau, um tradicional rito feminino da região. A obra traz a história da Bahia sob uma perspectiva afrocentrada, destacando a importância das vozes que resistem à invisibilização.
“Receber um prêmio na mesma noite em que artistas como Liniker e Anitta também foram premiadas foi muito potente! E teve um sabor especial saber que eu estava ali defendendo um trabalho que joga luz sobre a história do nosso território. Viva Maria Felipa! Viva o 2 de Julho!”, comemorou Xauim.
O cantor e compositor também destacou a importância de se preservar essas memórias: “Maria Felipa é a personificação das histórias que resistem nas margens, que não foram incluídas no projeto oficial de nação, mas que permanecem vivas na cultura popular. Essa música não é apenas um tributo a essa heroína; é também uma homenagem a todas as mulheres que, como ela, foram invisibilizadas, mas que tiveram papel essencial na construção da resistência brasileira.”
Texto: Pedro Chaves / Secom PMS