Com foco em ações como manutenção, limpeza urbana, saúde, ordenamento e sustentabilidade, a tradicional Festa de Iemanjá, no domingo (2), no Rio Vermelho, contará com um grande esquema de serviços dos órgãos da Prefeitura de Salvador. A intenção é garantir que a festividade aconteça de forma ordenada e segura, para que diversão, fé, diversidade e sustentabilidade possam ocorrer sem maiores transtornos.
Cultura – A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) atuará com pórticos informativos sobre a festa, bem como na força-tarefa de serviços em parceria com os demais órgãos da Prefeitura. Serão realizadas ativações na esfera cultural e de comunicação do evento, a exemplo de uma exposição fotográfica com obras de 21 profissionais de imagem, com o tema “Um balaio para Iemanjá”.
Segurança aquática – Para garantir a segurança de banhistas e fiéis que estarão na praia do Rio Vermelho neste domingo (2), a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) inicia os trabalhos ainda no sábado (1⁰), visando cuidados com as pessoas que iniciam as atividades do presente ainda na véspera da festa, fazendo um trabalho preventivo para evitar acidentes e incidentes no mar, na praia e em tudo que envolve utilização do espaço da praia.
No dia 2, a Salvamar terá um efetivo de 14 homens no local do evento, duas motos aquáticas e uma embarcação, para apoiar todo o contexto da festa, desde a saída dos barcos até a entrega do presente de Iemanjá, que é colocado nas águas pelos salva-vidas. Um veículo do órgão também será responsável pelo deslocamento da imagem do orixá até o local da festividade.
Sustentabilidade – Durante as homenagens à rainha do mar, a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal (Secis) ativará diversas ações sustentáveis, a exemplo do balaio verde, que promove a entrega de flores, balaios e fitas de fibra biodegradável, etc, central de coleta, além de ações de educação ambiental em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).
Ainda na manhã do dia 1º, será realizada uma ação educativa na Praia do Rio Vermelho, no âmbito do projeto “A Onda é Preservar, Praia Boa é Praia Limpa”. Durante a ação será montado um toldo, contendo banners com informações sobre “boas práticas sustentáveis”, com o objetivo de sensibilizar os frequentadores da praia sobre os problemas gerados pelo descarte incorreto de resíduos, além de orientar sobre os tipos de poluição, o guia básico de separação de resíduos e os ecopontos.
Além disso, serão distribuídos folders sobre os prejuízos causados a partir da retirada das conchas que ficam dispostas na areia da praia, visto que servem de morada para diversos animais e folders relativos à possíveis presentes sustentáveis para Iemanjá. O evento, além da Limpurb, contará com a participação do Núcleo Integrado de Estudos em Zoologia (Niez), que realizará exposição de diversas espécies marinhas. Nesse espaço, serão discutidos os impactos do plástico na fauna e nos ecossistemas marinhos e a distribuição de mudas.
Na manhã do dia 2, a equipe da Coordenação de Educação Comunitária (CEC) da Limpurb realizará uma mobilização junto aos frequentadores da festa, informando sobre a ação de coleta seletiva (Central de Reciclagem) no evento e demais temáticas voltadas ao gerenciamento correto dos resíduos e à limpeza urbana.
Limpeza urbana – Para a festa, a Limpurb disponibilizará dois sanitários químicos para uso exclusivo dos cooperados. Será disponibilizado também um caminhão de coleta (caminhão baú), fornecido para o transporte de recicláveis ao final da ação, já na manhã da segunda-feira (3). Na ocasião, serão entregues 40 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), a exemplo de camisa, calça, luvas, botas, aos integrantes da cooperativa atuante no evento.
Ainda no domingo, 50 agentes e quatro equipamentos estarão atuando na limpeza da região e seu entorno. No encerramento do evento, 200 funcionários e 23 equipamentos atuarão no bairro para fazer a limpeza da festa, com os serviços de lavagem de vias, coleta e varrição.
Saúde – Para garantir atendimentos de urgência e emergência durante as homenagens à rainha do mar, a Saúde Municipal vai garantir os recursos necessários para assistência aos trabalhadores e participantes da Festa de Iemanjá, que acontece no próximo domingo (2) no bairro do Rio Vermelho, disponibilizando um módulo assistencial e uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que vai funcionar entre às 17h de sábado, e 7h da segunda-feira (3).
A estrutura física do Módulo Assistencial inclui dez leitos, sendo um leito de estabilização e reanimação e os demais de observação. Em situações que exijam continuidade do cuidado, as transferências serão realizadas após a avaliação do risco ou da gravidade de cada quadro clínico. Nesse sentido, a retaguarda para casos de urgência e emergência será a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vale dos Barris.
Iluminação – A Diretoria de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop), responsável pelo parque luminoso do município, manterá equipes de manutenção à disposição para atender quaisquer eventualidades durante a Festa de Iemanjá, neste domingo (2), com plantão iniciado ainda na noite de sábado (1º).
Defesa Civil – A Defesa Civil de Salvador (Codesal) funciona em regime de plantão 24 horas, inclusive durante o domingo (2), dia da Festa de Iemanjá. O órgão deve ser acionado pelo telefone 199, nos casos de ameaças ou deslizamentos de terra, alagamentos de área, ameaças ou desabamentos de imóveis ou queda de árvores.
Guarda Municipal – Para garantir a segurança durante as festividades em homenagem a Iemanjá, a GCM de Salvador vai intensificar as operações, com a atuação de 200 agentes, contando com o suporte de apoio externo e equipes ordinárias. As atividades terão início no sábado à noite (1º), com uma varredura em conjunto com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), visando o ordenamento do local.
No domingo (2), haverá patrulhamento preventivo e equipes de apoio à Semop, Transalvador e serviços de inteligência. Além disso, um grupo de apoio especial será destinado ao posto de saúde e à equipe de manutenção dos patrimônios na Casa do Colônia dos Pescadores, garantindo que todos os aspectos da segurança e bem-estar da população sejam contemplados. A operação visa proporcionar um evento tranquilo e seguro para todos os presentes.
Fiscalização – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realiza a fiscalização na região da festa, no bairro do Rio Vermelho, orientando os estabelecimentos comerciais sobre a proibição de venda de bebidas em garrafas de vidro, além de coibir atividades irregulares na região. O órgão também intensifica as ações de combate à poluição sonora e de publicidade irregular para garantir proteção às marcas patrocinadoras nas áreas de restrição comercial.
Manutenção – Para garantir o pleno funcionamento da festa, a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) contará com ações pontuais durante o evento, a exemplo da edificação do caramanchão, em estrutura de madeira, onde são armazenados os presentes para Iemanjá. Também está prevista a revisão e desobstrução das redes e dispositivos de drenagem, pintura e reparação de monumentos e prédios públicos, poda de árvores, tapa-buracos, manutenção de pavimentação e do deque de madeira do Largo da Mariquita, dentre outras atividades.
Promoção social – Visando ofertar direitos à população em situação de vulnerabilidade, durante a Festa de Iemanjá, a Secretaria Municipal de Promoção Social Combate à Pobreza Esporte e Lazer (Sempre), através da equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), reforçará a atividade, já realizada diariamente, de sensibilização junto à população em situação de rua, ofertando serviços socioassistenciais para que saiam da condição de vulnerabilidade e risco social, a exemplo de encaminhamentos para Unidade de Acolhimento Institucional ou Centros Pop.
Além disso, o órgão realizará também atividade de informação, por meio da campanha “Criança Não é Mão de Obra”, para sensibilizar os ambulantes e população sobre como evitar essa violação de direitos contra crianças e adolescentes.
Reportagem: Eduardo Santos/Secom PMS