Salvador tem se tornado um destino ainda mais atrativo neste verão e, nessa época do ano, soteropolitanos e turistas estão aproveitando os equipamentos culturais oferecidos pela Prefeitura, que possuem espaços ricos em história, arte e cultura. Diversos desses locais têm recebido grande público, especialmente durante as quartas-feiras, quando a entrada é gratuita em vários desses espaços.
A Casa do Carnaval da Bahia (@casadocarnavaldabahia), localizada no Pelourinho, é um deles, e tem atraído muitos visitantes com sua proposta interativa. O espaço, que ocupa quatro pavimentos, conta a história da folia baiana por meio de maquetes, fotos, roupas e instrumentos emprestados por artistas da festa, além de exibir vídeos e realizar projeções que ajudam o visitante a entender a evolução da festa.
“Acho que essa iniciativa dos museus abertos às quartas-feiras é excelente para a divulgação da cultura e para estimular as pessoas, tanto quem mora aqui quanto quem está visitando a cidade, a conhecerem a nossa história. Muitas pessoas moram em Salvador, mas não conhecem a verdadeira história da cidade. Então, é uma excelente oportunidade”, declarou Maria Lúcia Santana, moradora do bairro de Cajazeiras, que fazia um “tour” pela capital baiana nesta quarta-feira (22).
“Os museus superaram todas as minhas expectativas. As arquiteturas são impressionantes, e as exposições históricas são muito detalhadas. Acho fantástico que seja grátis nas quartas-feiras. Isso permite que todos aproveitem”, resumiu Alícia Mendez, turista de Buenos Aires, enquanto conhecia a Casa do Carnaval pela primeira vez.
“Salvador é um lugar incrível. Adorei como mostram a história da cidade e do seu povo. E, ainda por cima, todos os museus dessa região têm vistas incríveis. A qualidade das obras e das exposições é realmente alta”, emendou a amiga Elena Villa.
Cidade da Música – Outro ponto de destaque é a Cidade da Música da Bahia (@cidadedamusicadabahia), situada no Comércio, que também abre suas portas para o público sem custos às quartas-feiras. O local, além de ser um importante centro cultural, oferece exposições e atividades musicais.
Entre uma atração e outra na Cidade da Música, a professora aposentada Lídia Moraes de Santos aprovou a iniciativa da gratuidade. “Nosso país tem uma cultura muito rica. Ultimamente, tenho percebido algumas iniciativas nesse sentido, como oferecer dias gratuitos para o público visitar os museus. Isso é muito importante, pois, em geral, ir ao museu é caro. Além do custo do ingresso, há despesas com transporte e alimentação, o que dificulta levar crianças e adolescentes”, disse.
Ao seu lado, Jozele Maria Silva, também professora aposentada e moradora do Garcia, seguiu a mesma linha. “Eu acho simplesmente espetacular a iniciativa da gratuidade às quartas. É uma atitude muito importante da Prefeitura de Salvador, principalmente para pessoas mais carentes, que não têm condições financeiras ou acesso fácil. É uma oportunidade maravilhosa para as crianças e os jovens conhecerem a cultura”, contou.
Fomento à cultura e às artes – A cada semana, diversos locais de importância histórica e cultural se abrem ao público sem custos, permitindo que mais pessoas possam conhecer e explorar o patrimônio baiano. De acordo com o secretário em exercício de Cultura e Turismo (Secult), Walter Junior, o investimento da Prefeitura nos últimos anos com implantação dos equipamentos culturais representa o posicionamento da gestão municipal para o desenvolvimento de Salvador através da promoção do turismo.
“Isso significa fomentar a cultura e as artes, através das exposições inéditas e itinerantes, da salvaguarda do patrimônio imaterial e do simbolismo das representações e marcos históricos nos monumentos pela cidade. Ativar a cultura com formação de novos públicos e criação de um circuito no distrito cultural do Centro Histórico e Comércio é uma estratégia de desenvolvimento territorial. Perceber a cidade lotada de turistas e observar a procura pelos equipamentos é motivo de muita alegria para nós. Saber também que entre os visitantes temos tantos soteropolitanos significa o impacto gerado na cidade, reforça o papel educativo, de socialização e de inclusão que os equipamentos oferecem”, avalia o gestor.
Outros equipamentos culturais que oferecem entrada franca às quartas estão a Casa do Rio Vermelho (@casadoriovermelho), no Rio Vermelho; a Galeria Mercado (@galeriamercadomodelo) e a Casa das Histórias de Salvador (@casadashistoriasdesalvador), no Comércio; o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana (@espacopierreverger) e o Espaço Carybé de Artes (@espacocarybe), ambos na Barra.
Reportagem: Nilson Marinho e Mateus Soares/Secom PMS
Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/equipamentos-culturais-de-salvador/ .