Quem for para o Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação, a partir desta terça-feira (17) até quinta-feira (19), terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o projeto Oxe, me respeite na escola, promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com a Secretaria da Educação (SEC), a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e do Fundo de População das Nações Unidas 3 (Unfpa). Trata-se de ação contínua de conscientização e de prevenção a todas as formas de violência baseada em gênero, discutindo sobre direitos sexuais e reprodutivos e de enfrentamento à violência de gênero nas escolas.
As atividades acontecerão na Tenda Oxe, me respeite nas escolas, localizada no Palco da Galera, ao lado do restaurante, na Arena Fonte Nova. O objetivo é promover debates sobre gênero e interseccionalidade no contexto da educação pública, em um espaço de diálogo que contribua para que se reconheça e valorize as diferenças e especificidades de gênero, raça, classe social, sexualidade, entre outras, da juventude baiana.
A programação na Tenda começa nesta terça-feira, às 8h, com a distribuição de materiais do projeto e orientações ao público. No mesmo dia, acontecerá a Exposição Expo Case – Oxe, Respeite – Minha Arte, com artes visuais de estudantes da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). Na quarta (18), as ações continuam com distribuição de materiais e sensibilização do público sobre o projeto, abordando, dentre outras questões os tipos de violência de gênero, dignidade menstrual e prevenção da gravidez na adolescência.
Na quinta-feira, último dia da programação, continua a distribuição de material informativo e sensibilização do público e das 12h às 14h, acontecerá o Sarau “Oxe, Me Respeite – Nas Escolas”, em articulação com o coletivo Escrevivências Afro-Baianas do Colégio Estadual Edvaldo Brandão.
Sobre o Encontro Estudantil – O encontro, que este ano tem como tema “Arte, ciência e democracia: caminhos para a sustentabilidade” vai dar visibilidade a projetos estruturantes das unidades escolares da rede estadual apresentados em feiras literárias, mostras científicas, visitas técnicas, performances artísticas, estações do saber e conexões em mídia e TV, entre outros. Destacam-se, ainda, trabalhos voltados ao desenvolvimento de tecnologias sociais, às encenações de arte dramática e às apresentações de dança, música e atividades desportivas que qualificam o tempo formativo e o currículo escolar, bem como potencializam a aprendizagem dos estudantes. O evento é gratuito e aberto ao público, que poderá acessar o local pela Ladeira da Fonte das Pedras.
Fonte: Ascom/SPM