O Governo do Estado, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realiza, na próxima segunda-feira (16), o lançamento do II Festival Nacional de Artesanato na Bahia (Fenaba) e I Festival do Artesanato Baiano Indígena, previstos para abril e julho de 2025, respectivamente. A solenidade será na Casa Artesanato da Bahia (Largo do Porto da Barra), a partir das 16h.
O evento reunirá artesãos (ãs), representantes indígenas, parceiros e autoridades. Na ocasião, haverá a entrega de certificados a 30 artesãs participantes do curso ‘Criando Moda com as Crocheteiras de Salvador’, voltado à moda artesanal.
II Fenaba
O II Festival Nacional de Artesanato na Bahia (Fenaba) ocorrerá no período de 24 a 27 de abril de 2025, na Arena Fonte Nova. A expectativa é a de superar os números da primeira edição, realizada em maio de 2024, quando um público de mais de 30 mil pessoas compareceu ao festival, movimentando em torno de R$ 2 milhões em comercialização nos segmentos do artesanato, design, moda e gastronomia.
Durante o lançamento, serão apresentadas as propostas para o II Fenaba visando à ampliação das vendas e das redes de negócios entre artesãos (ãs) e lojistas, além de ações para o intercâmbio cultural entre trabalhadores do setor. Em 2024 o evento contou com espaços para mestres artesãos (ãs), as 20 Rotas do Artesanato Baiano e expositores de outros nove estados. Na parte artística e cultural, ocorreram cerimônias indígenas e shows musicais como o de Paulinho da Viola e Mariene de Castro.
O II Fenaba acontece em parceria com as secretarias do Turismo (Setur), da Cultura (Secult),de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), além da Federação das Associações de Artesanato do Estado da Bahia (Faaeb), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Social do Comércio (Sesc), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA).
Festival do Artesanato Baiano Indígena
Já o 1º Festival do Artesanato Baiano Indígena acontecerá entre 17 e 20 de julho de 2025 e contará com a presença de 32 povos das quatro macrorregiões do Estado, em local a ser divulgado. Além de serviços gratuitos e cadastro de artesãos (ãs) indígenas, ocorrerão atividades como Feira de Artesanato, Festival Gastronômico, painéis, exposições, visitas guiadas, rodas de conversas, shows e atividades culturais. Também estão previstas rodadas de negócios entre lojistas e artesãos (ãs) indígenas.
O objetivo do festival é promover a inclusão socioprodutiva e a geração de renda de artesãos (ãs) indígenas baianos, que utilizam matéria-prima como sementes e cocos, penas de animais, fibras naturais de cipós, piaçava, palmeira do licuri, madeira e argila para peças como trançado de fiada e tecida em aiós, cerâmica Kiriri, maracas, arcos e flechas, apitos e colares, adornos corporais, instrumentos musicais.
O 1º Festival do Artesanato Baiano Indígena é uma parceria da Setre, por meio da CFA e Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo (Sesol), com a Setur, Secult, Sepromi, por meio da Superintendência de Políticas Para Povos Indígenas, além da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia (Finpat), Movimento Unido dos Povos Indígenas da Bahia (Mupoiba) e prefeituras dos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.
Fonte: Ascom/Setre