Cairu, na região baiana do Baixo Sul, é a mais recente localidade a aderir ao projeto SEI Bahia Municípios. O prefeito Hildécio Antônio Meireles Filho acaba de assinar de forma virtual, juntamente com o secretário da Administração do Estado, Edelvino Góes, um termo de colaboração na área de transformação digital que irá viabilizar a implantação sem custo do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nas unidades do município.
Com a adesão, o número de cidades baianas que integram o projeto chegou a 75. Iniciativa do governo estadual em parceria com o Ministério da Gestão e Inovação, o SEI Bahia Municípios visa disseminar nas administrações municipais do Estado o uso do software que é reconhecido nacionalmente como solução eficaz para a tramitação eletrônica, proporcionando a eliminação do uso de papel em processos e documentos administrativos.
Envolvido no processo de implantação em Cairu, o procurador-geral do município, Carlo Eduardo Cruz Lisboa, acredita que a inovação tornará os procedimentos internos mais dinâmicos, garantindo maior rapidez na resolução de demandas, transparência nos trâmites e preservação da memória administrativa. “Ao consolidar esses aspectos, o SEI fortalecerá a governança, ampliando o controle social e contribuindo para elevar o nível de confiança da sociedade nos serviços municipais”, argumenta o procurador.
Tramitação eletrônica
Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI foi adotado em 2017 pelo Poder Executivo Estadual. Desde então, a solução já permitiu ao governo baiano uma economia direta de mais de R$ 230 milhões, além de proporcionar a preservação de mais de 115 mil árvores com a redução no consumo de papel.
Agora, com o SEI Bahia Municípios, as equipes do Estado estão transferindo a expertise obtida com a implantação do sistema para as administrações municipais. Além disso, a cooperação com o Ministério da Gestão e Inovação permite ao governo estadual gerir as cessões de uso do sistema e a transferência de códigos fontes para os municípios. Para completar, uma parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) viabiliza a infraestrutura para a implantação do software, com serviços na área de suporte e hospedagem de dados.
Fonte: Ascom/Saeb