Na noite de quarta-feira (11), teve início 2° Seminário de Gestão do Conhecimento, evento realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), que vai premiar as escolas estaduais com melhor desempenho na Gestão da Aprendizagem, A iniciativa reúne educadores e gestores de 288 escolas estaduais, representando os 27 territórios de identidade da Bahia, para compartilhar estratégias e boas práticas desenvolvidas ao longo de 2024.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância da premiação como um momento de reconhecimento e valorização dos esforços realizados nas escolas estaduais. “Hoje está acontecendo uma festa de celebração das conquistas de toda a rede estadual. Nós iniciamos um trabalho muito contundente. O evento de hoje é para homenagear e reconhecer aquelas escolas e núcleos territoriais que puxam como referência de boas práticas a aprendizagem. A premiação é para isso, reconhecer essas boas práticas e estimular a escola a comprar, a constituir equipamentos e práticas que possam ajudar cada vez mais na melhoria da educação”, afirmou.
A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, ressaltou o significado do evento como um espaço de comemoração e de fortalecimento das práticas educacionais. “Estamos muito felizes em estarmos aqui. Hoje comemoramos o primeiro dia da premiação das 288 unidades escolares que se desenvolveram bem e tiveram alto engajamento na aprendizagem dos estudantes. Esse é um momento de festa e confraternização, mas também é o momento de olhar o que a gente fez durante 2024 e planejar 2025 pensando na garantia do direito de aprender dos nossos estudantes. Esse é mais um passo para a gente reafirmar o compromisso do Governo do Estado”, afirmou.
Durante a tarde, também foi apresentado o Planejamento Estratégico da SEC para 2025, que orientará as ações educacionais nos próximos anos, com foco em metas e estratégias para enfrentar os desafios regionais de cada território. O primeiro dia do evento foi encerrado com a palestra “Sustentabilidade e Educação: construindo caminhos”, ministrada pela influenciadora digital e química Kananda Eller, conhecida como “Deusa Cientista”.
Para Iraneia Ferreira Leite, diretora do Colégio Estadual de Tempo Integral Georgina de Melo Erismann, de Feira de Santana, a premiação reflete o compromisso do Estado com a inovação educacional e a inclusão. “Esse prêmio significa muito para as escolas, não apenas porque ele é a comprovação do resultado de um trabalho árduo da gestão da aprendizagem nas escolas públicas da Bahia, mas ela também testifica que temos excelentes professores, profissionais que se dedicam por uma educação de qualidade”, comentou.
Premiação – Nesta quinta-feira (12), será realizada a Premiação da Gestão da Aprendizagem, que reconhece as escolas que se destacaram por ações eficazes e inovadoras na melhoria do desempenho estudantil. O prêmio contempla unidades escolares com turmas da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental, que atenderam a critérios como a utilização dos cadernos de recomposição da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, a mobilização dos estudantes para o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe) e a adesão significativa ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Ao todo, serão destinados R$ 5 milhões às escolas premiadas, com recursos repassados por meio do Fundo de Assistência Educacional (Faed). Além da premiação, as atividades contarão com painéis e exposições de práticas exitosas e estratégias pedagógicas, reafirmando o compromisso do estado com a qualidade educacional. O evento segue até sexta-feira (13), promovendo discussões e trocas que fortalecem a educação pública baiana.
Fonte: Ascom/SEC