A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realizou, na tarde desta terça-feira (10), um workshop sobre Segurança Viária para Jornalistas com o intuito de conscientizar profissionais de imprensa e organizações da mídia sobre a importância da cobertura de mortes e lesões no trânsito, a partir de uma abordagem de saúde pública e Sistemas Seguros. A iniciativa visa a promoção de uma cultura de mobilidade segura, assertiva e baseada em evidências.
O evento reuniu jornalistas e organizações locais de mídia no Hotel Fiesta, no Itaigara. Participaram do workshop o chefe do setor de estatísticas da Transalvador, Herval Santos; o coordenador médico do Serviço de Atendimento Médico de Urgência e Emergência (SAMU), Ivan Paiva, e Omar Jacob, assessor técnico sênior da Vital Strategies, organização global de saúde e uma das parceiras da iniciativa Bloomberg para a segurança viária global.
“Esse é um encontro muito importante, pois nós precisamos ter a imprensa ao nosso lado quando se trata de dados estatísticos, principalmente quando falamos de acidentes com mortes ou de acidentes com feridos, porque a mídia é quem pode divulgar exatamente o que vem ocorrendo e como evitar que isso tudo ocorra”, destacou o chefe do setor de estatísticas da Transalvador, Herval Santos.
Além de apresentar os últimos dados relativos à segurança no trânsito em Salvador, a exemplo do número de mortes, de feridos e a evolução desse panorama, a Vital Strategies mostrou um estudo novo, e em primeira mão, realizado pela Universidade Johns Hopkins dos Estados Unidos.
A pesquisa observou o comportamento dos usuários nas ruas e avenidas de Salvador, apresentando, a partir dessa observação, um raio-x de como as pessoas estão se comportando, em particular com relação à velocidade, que é apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o principal fator de risco que mais provoca mortes e lesões no trânsito.
“O objetivo desse encontro é ajudar os jornalistas a perceber diferentes perspectivas a partir das quais é possível cobrir a temática da segurança viária e apresentar também uma série de ferramentas que estão disponíveis para qualificar esse trabalho na cobertura das pautas. Foi uma oportunidade de ter acesso a dados, perspectivas novas e fontes diferenciadas, que estão disponíveis para trazer mais consciência para a população em geral e, em particular, aos usuários mais vulneráveis. No caso de Salvador, sabemos que os motociclistas, homens jovens, precisam ter mais consciência no trânsito, sobretudo com relação às velocidades” pontuou Omar Jacobi.
Dados e dicas – As mortes e lesões no trânsito representam um desafio significativo para a saúde global, com aproximadamente 1,19 milhão de vítimas fatais a cada ano no mundo, sendo os jovens de 5 a 29 anos os mais afetados. Esses sinistros, frequentemente causados pelo excesso de velocidade, têm impactos abrangentes, afetando comunidades, economias, sistemas de saúde, previdenciário e outros setores sociais. Por isso a importância de uma abordagem que os encare como um sério problema de saúde pública.
Algumas dicas importantes foram passadas para os profissionais da imprensa, a exemplo de não culpar a vítima, evitar usar a palavra acidente, contextualizar os sinistros de trânsito, evitar especulações e destacar o elemento humano dos sinistros, atribuindo o sinistro ao motorista e não ao veículo para não excluir a responsabilidade humana.
Gerente nacional de repórteres da BTN, empresa que faz trânsito para as principais rádios de Salvador, Gabriel Rocha classificou a iniciativa como de grande relevância. “Pudemos aprender e aperfeiçoar o nosso trabalho. É um encontro que pode somar muito para a minha carreira em tudo, inclusive na prestação de serviço aliada a comercial dentro do trânsito, que é algo com que a nossa empresa também trabalha. Nós somos um produto de trânsito nas emissoras de rádio, nas rotas alternativas e é importante estar em constante aprendizado para que a informação fique mais fácil para o ouvinte, para a emissora de rádio e para todo o mundo que está em ouvidos na programação”.
Para a jornalista da Rádio Sociedade da Bahia Gabriela Domingos, é um evento que ajuda os profissionais da área a aprimorar a linguagem para com o trânsito. “É muito importante para quem está ouvindo, principalmente em veículos de rádio, nos quais é necessário ser muito claro com a notícia, portanto a expectativa para o workshop foi a melhor possível. Mobilidade é um assunto que sempre me interessou bastante, sempre estive muito presente e muito engajada nesses assuntos. Já atuei na própria Rádio Sociedade em no programa de mobilidade “Seu Caminho”, com Noel Tavares, e com isso as expectativas para esse evento foram as melhores possíveis”.
Reportagem: Priscila Machado / Secom PMS