O clima foi de comemoração, na última reunião do ano do Conselho Estadual de Turismo (Contur), realizada na quinta-feira (5), no auditório da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), em Salvador. A pasta, que preside o colegiado, apresentou um balanço positivo das atividades nas 13 zonas turísticas baianas, em 2024.
O titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, destacou o crescimento contínuo em viagens para a Bahia, acima da média nacional, e a liderança do estado entre os turistas estrangeiros que procuram o Nordeste. “Os bons resultados deste ano são reflexos da atuação do Governo do Estado, com a colaboração dos outros agentes do turismo, em ações estratégicas para a atração de visitantes e o aumento do tempo de permanência deles nos destinos. Fizemos capacitação e qualificação de mão de obra, obras estruturantes e promoção dos atrativos da Bahia, no Brasil e no exterior. Atuamos, também, na captação de voos e diversificação da oferta de experiências”, explicou o secretário.
A apresentação mostrou que, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de janeiro a outubro de 2024, os voos para a Bahia tiveram taxa de ocupação superior a 80%, e o fluxo nos aeroportos baianos foi de 8,9 milhões de passageiros, o maior do Norte e Nordeste. Mais de 40% dos visitantes estrangeiros que procuram destinos nordestinos começam os passeios pela Bahia, de acordo com dados da Polícia Federal e do Ministério do Turismo.
“Os resultados podem ser comprovados nas ruas. Ao andar por Salvador e outras cidades baianas, podemos ver que, efetivamente, estamos recebendo mais turistas internacionais. O destaque do ano foi a conquista do voo Paris-Salvador, da Air France”, relatou o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Jean Paul Gonze.
Para o diretor de Relações Institucionais da seção baiana da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-BA), Thiago Sena, “a Bahia vive um excelente momento, e esperamos continuar avançando, com iniciativas que tragam ainda mais turistas para o nosso estado”.
“As ações estão sendo bem-sucedidas e hoje vimos resultados concretos, apresentados pelo secretário. Temos o desafio de continuar a crescer”, completou o presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel-BA), Luiz Henrique do Amaral.
O Contur é formado por representantes do Governo do Estado, de entidades públicas e privadas que atuam no turismo e de categorias profissionais do setor.
Fonte: Ascom/Setur-BA