As águas que parecem calmas, mas são desafiadoras, da paradisíaca Praia de Inema, na Base Naval de Aratu, em Salvador, irão receber um dos maiores eventos de águas abertas do calendário esportivo. O Finais Inema reúne as finais de campeonatos nacionais e internacionais. Entre sexta-feira (6) e domingo (8), das 6h às 12h, cerca de 1.500 atletas do Brasil e outros países, como Chile, Equador e Paraguai, competem em provas que variam de 250m a 10km de diferentes categorias e níveis de habilidade.
Com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a programação do evento inclui provas de 1,5 km, 2,5 km, 5km e 10k, revezamento 4x1500m misto, além das provas de 250m e 500m destinadas aos jovens talentos. A expectativa é de que o evento revele novos talentos e fortaleça a cultura dos esportes aquáticos na região.
O evento da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) englobará etapas de competições importantes, como a IV Copa Bahia Internacional; o Circuito Sul-Americano de Clubes e Seleções; o Campeonato Brasileiro Interclubes; e a Copa Brasil de Águas Abertas. Além disso, serão realizadas provas do Troféu Marcelinha Cunha; do Circuito Nacional de Águas Abertas ABMN; do Campeonato Baiano de Águas Abertas; e do Troféu Dia do Marinheiro, uma gama de oportunidades para atletas de todas as idades e categorias.
Disputas – O Campeonato Baiano de Águas Abertas, em particular, se destaca por ser seletiva para a tradicional Travessia Itaparica-Salvador. Em sua 8ª etapa, realizada recentemente, o campeonato registrou um número recorde de mais de 700 atletas inscritos. A prova principal, de 4 km, foi dominada pelos atletas do Yacht Clube da Bahia, com Celine Bispo, apoiada pelo Bolsa Esporte, conquistando o primeiro lugar no feminino e Arthur Pazos Brito no masculino, que seguem como favoritos da competição.
No entanto, outros nomes chamam a atenção como Lizian Simões Sobral, de 17 anos e apoiada pelo FazAtleta, que recentemente conquistou o título mundial na categoria Júnior Feminino da Copa do Mundo de Águas Abertas. No cenário juvenil, Victoria Rosario, também contemplada pelo Bolsa Esporte, promete trazer a bagagem das conquistas da prova de águas abertas dos Jogos da Juventude 2024 e da tradicional travessia Mar Grande-Salvador que aconteceu no último final de semana. A segunda colocada foi a experiente Claudine Tekes, também apoiada pelo FazAtleta, que também traz boas expectativas para a disputa.
O presidente da FBDA, Marco Antônio Lemos, ressalta a importância do evento para o cenário esportivo com a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e a parceria da Marinha do Brasil, “A realização das Finais de Águas Abertas em Inema consolida a Bahia como um polo de excelência nos esportes aquáticos, além de promover o intercâmbio entre atletas de diferentes nações e elevar o nível técnico das competições.”
Fonte: Ascom/Sudesb