Com o tema central “Bibliotecas Fortes: Sociedade Democrática” aconteceu entre os dias 25 a 29 de novembro, o 30° Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação e o VI Fórum Nacional de Bibliotecas Públicas, em Recife. Na oportunidade, a Bahia esteve representada pela Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA).
O Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação promovido pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (FEBAB) retorna a Recife, cidade onde foi realizada a primeira edição, em 1954. Agora, em 2024, para discutir temas emergentes e integrar as equipes das bibliotecas brasileiras de todas as tipologias: escolares, públicas, comunitárias, universitárias e especializadas, bem como os profissionais que atuam em espaços distintos aos das bibliotecas, como empresas, centros de documentação, centros de pesquisa, espaços culturais, entre outros.
A gerente do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia, Ingrid Paixão, apresentou as ações que vêm sendo desenvolvidas nas bibliotecas estaduais, as quais estão relacionadas à representatividade, leitura e literatura.
“A participação do SEBP-BA em eventos como esses possibilita o compartilhamento de boas práticas que vêm sendo desenvolvidas em bibliotecas, além disso, o nosso desejo é apresentar as atividades do Estado da Bahia com o objetivo de fomentar a realização de ações leitoras em outros lugares, fortalecimento o acesso democrático e plural à informação e a cultura”.
No VI Fórum Nacional de Bibliotecas Públicas foram apresentadas as ações que vêm sendo realizadas quanto à transformação, inspiração, acolhimento e inovação.
Fonte: Ascom/FPC