A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) levará 20 empreendimentos liderados por mulheres para compor a Feira do Empreendedorismo Feminino, como parte da programação da 33ª edição da Feira Nacional de Agropecuária (Fenagro). Reconhecida como a maior feira de agronegócio do Norte e Nordeste, o evento acontecerá de 30 de novembro a 8 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador.
A iniciativa integra um dos eixos de atuação da SPM que é promover a inclusão socioprodutiva e a autonomia econômica das mulheres. Nos estandes serão expostos produtos e serviços, como artesanato, costura criativa, cosméticos naturais, biojoias, design de sobrancelhas e arte sacra, além de trabalhos manuais como bordados, crochês e bonecas decorativas.
A secretária de Políticas para as Mulheres do Estado, Neusa Cadore, destacou a importância da Feira do Empreendedorismo Feminino para que as mulheres possam divulgar seus produtos e fortalecer seus negócios, sejam eles formais ou informais. “Essas iniciativas contribuem para a geração de renda e promovem a autoestima e a valorização das mulheres em suas atividades produtivas. O evento é uma oportunidade, também, para que as mulheres, que transformam seus talentos em meios de subsistência, fortaleçam o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico e social”, enfatizou.
A feira contará com a participação de mulheres empreendedoras como Fernanda Matos, da LabMais Arte, que produz peças em gesso. Para ela, o espaço representa oportunidade de vendas e para criar conexões com o público. “Participar de um espaço dedicado exclusivamente às mulheres empreendedoras é uma oportunidade única e muito significativa. Este ambiente valoriza o trabalho das mulheres e fortalece a representatividade feminina no mercado, inspirando outras empreendedoras a acreditarem em seus projetos. Espero criar conexões, trocar experiências e aprender com as histórias das outras expositoras”, afirmou.
Com o apoio do Governo do Estado, o evento vai além do agronegócio, destacando a agricultura familiar, a gastronomia típica e a cultura baiana. O “Espaço+Bahia” trará serviços gratuitos, palestras e debates, enquanto o Salão Internacional do Turismo busca fomentar negócios e intercâmbios culturais.
Fonte: Ascom/SPM