Como parte da programação do Novembro Salvador Capital Afro, promovido pela Prefeitura de Salvador, a Casa Rosa, no Rio Vermelho, receberá a primeira edição do Esquenta WOW, um dos encontros que antecedem o Festival Mulheres do Mundo (WOW) Rio. O Esquenta WOW Salvador trará como tema “Vozes de Mulheres que Ecoam em seus Territórios” e provocará reflexões sobre questões que afetam a vida das mulheres.
Serão dois dias de programação, abrangendo rodas de conversa, oficinas, feira de empreendedorismo, shows e performances. No primeiro dia (29), o espaço será reservado para a troca de experiências entre coletivos e organizações de mulheres, portanto será um evento fechado, voltado apenas para os coletivos e organizações convidadas. No sábado (30), o evento será aberto ao público, com toda a programação gratuita voltada para reverenciar o legado ancestral e homenagear mulheres que são exemplos vivos de sabedoria e resistência em seu território.
A programação de sábado iniciará às 10h com um diálogo de abertura e seguirá com uma homenagem à Dona Dalva do Samba – Dalva Damiana de Freitas, fundadora do Samba de Roda Suerdieck e integrante da Irmandade da Nossa Senhora da Boa Morte. Das 12h30 às 14h haverá um intervalo para almoço. Às 14h, no Teatro Cambará, dentro da Casa Rosa, será realizada uma mesa-redonda para discutir sobre saúde reprodutiva e bem viver; às 14h30, na Sala Rosa, haverá uma oficina de comunicação antirracista com Dôra Santos.
A tarde segue com mais uma mesa-redonda, desta vez sobre Direito à Memória e Educação, no Teatro Cambará; Oficina de Turbante e Oficina de Dança Afro. O evento será encerrado com as apresentações de Melly, às 19h, e da Banda Didá, às 20h. Melly teve o álbum Amaríssima indicado ao Grammy Latino 2025 na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.
Potencialidades – Fundadora da instituição Redes da Maré e curadora do Festival Mulheres do Mundo no Brasil, Eliana Silva destaca que trazer o Esquenta WOW a Salvador, uma cidade cheia de representatividade, e no mês da consciência negra, é um marco e uma oportunidade de poder evidenciar e reunir vozes locais e suas potencialidades.
“O Festival Mulheres do Mundo tem uma edição a cada dois anos. Entre uma edição e outra, fazemos os esquentas. São normalmente cinco – quatro deles no Rio de Janeiro e um deles fora do Rio. É um festival grande que reúne mulheres do Brasil todo e também mulheres de outros países. Com essa edição de Salvador, queremos mobilizar mulheres que tem outras experiências e lidam com desafios, às vezes, muito diferentes dos desafios vividos por mulheres do Rio. Para nós, é muito importante ter essa vivência, ter essa troca em Salvador, que é uma cidade onde a maioria da população é negra”, conta.
Eliana ressalta, ainda, a participação da Prefeitura na realização do Esquenta WOW. “Recebemos o apoio de todo o processo anterior de mobilização, no sentido de mobilizar as mulheres e a acessar os projetos que são desenvolvidos pela Prefeitura. Nos sentimos muito bem acolhidos e recebidos na cidade e somos muito gratos pelas trocas e também pelo acesso ao espaço onde será realizado o evento”, conclui.
Dimensões – O Esquenta WOW vai mobilizar algumas dimensões do Festival WOW Rio, que vai acontecer em outubro de 2025. O WOW tem ênfase na dimensão do trabalho, que se dá por meio dos diálogos entre as mulheres; na dimensão da produção artística e cultural de mulheres, portanto são organizadas atividades artísticas e culturais produzidas por mulheres; na dimensão do ativismo, por meio da observação de como as mulheres vêm se organizando para pensar nos direitos e em alternativas para desafios coletivos e na dimensão do empreendedorismo, com ênfase nas diferentes formas de empreendedorismo feminino.
A edição do Esquenta WOW em Salvador será também uma oportunidade de conhecer um pouco da instituição Redes da Maré, responsável pelo evento e também pelo Festival WOW Rio. Atualmente a instituição produz conhecimento, projetos e ações em busca de qualidade de vida e da garantia de direitos para os mais de 140 mil moradores das 15 favelas da Maré, no Rio de Janeiro. Este também será um dos eventos que encerram a programação do Salvador Capital Afro. A programação completa do calendário pode ser conferida por meio do site https://www.salvadordabahia.