O auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, está sediando a Formação de Dirigentes, Técnicos de Ouvidoria e Pontos Focais da Secretaria da Educação. O evento, que teve início nesta quarta-feira (27) e se estende ate quinta (28), é ministrado pela Ouvidoria Geral do Estado (OGE) e pela Corregedoria da SEC e reúne dirigentes dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e técnicos da Secretaria da Educação do Estado (SEC) para discutir e aprimorar as práticas relacionadas às demandas da Ouvidoria.
De acordo com a chefe de gabinete da SEC, Luciana Menezes, que representou a secretária Rowenna Brito no evento, a formação reforça o compromisso da Secretaria com a escuta ativa e a resolução de demandas apresentadas pela comunidade escolar. “A ouvidoria é um órgão essencial para nossas políticas públicas. É com ela que a gente promove a escuta do cidadão e o controle das nossas instituições. Nós precisamos ter muita atenção com esse órgão, que é tão importante. Ter todos esses servidores aqui com a gente é um meio de melhorar os nossos serviços”, destacou.
Durante a formação, os participantes discutem temas como a história e o papel da Ouvidoria, as atribuições do ouvidor, o processo de recepção e o tratamento das demandas, bem como as legislações que norteiam o trabalho da Ouvidoria. Adriana Barreto, ouvidora adjunta da SEC e coordenadora do projeto Ouvidoria Vai à Escola, ressaltou a importância do encontro. “A Ouvidoria é um canal e uma ferramenta muito importante de gestão. Por isso, compreendemos que, para garantir a qualidade nesse serviço e no atendimento aos cidadãos, é necessário assegurar também a qualificação dos nossos profissionais. A proposta dessa formação é oferecer conteúdos que os ajudem a entender a verdadeira importância do que é uma ouvidoria pública e a conhecer melhor as ferramentas que utilizamos, como o Sistema de Ouvidoria. O objetivo final é qualificar e aprimorar os serviços”.
Representando o Território de Identidade da Bacia do Rio Grande (NTE 11), Josélia Cruz Veras, ponto focal do NTE, destacou a importância de participar da formação. “O Programa Ouvidoria Vai à Escola tem desempenhado um papel fundamental no aprimoramento das políticas públicas do governo no contexto escolar, ao atuar como um canal de escuta e acolhimento das demandas de estudantes e professores. Durante esses dois dias, vamos discutir como fortalecer esse trabalho. Espero adquirir conhecimentos que me permitam lidar melhor com as demandas do nosso território e levar soluções mais eficazes para a nossa realidade”, afirmou.
Fonte: Ascom/SEC