Com objetivo de fomentar práticas sustentáveis, a Casa So+ma Patamares realiza, neste sábado (23), uma programação de atividades ambientais. Intitulado “Ativação Patamares”, o evento será promovido em frente à Escola Pan-americana da Bahia, das 9h às 12h, contemplando a realização de oficina de compostagem, workshop de reciclagem e mutirão de jardinagem.
As ações gratuitas, que visam o aprendizado ambiental e a interação comunitária, resultam da parceria entre a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), a Casa So+ma, Ongs e startups de impacto socioambiental.
A oficina de compostagem realizada pelo Projeto Compostar abre a manhã de atividades. Durante os ensinamentos, monitores vão explicar sobre como transformar resíduos orgânicos em composto nutritivo para plantas, prática ideal para quem deseja reduzir lixo doméstico e enriquecer o solo.
Presença confirmada no evento, o secretário da Secis, Ivan Euler, reforça a importância de iniciativas educativas envolvendo comunidades.
“Parabenizo essa linda iniciativa de conscientização e ação em prol do meio ambiente. O evento é uma oportunidade imperdível para aprendermos e colocarmos em prática ações sustentáveis no lugar onde escolhemos viver. Esse trabalho fortalece nosso compromisso com o meio ambiente e promove mudanças positivas no comportamento dos moradores”, frisa.
A programação segue com o workshop de reciclagem, que tem como foco orientações para identificação e separação correta dos materiais recicláveis que são aceitos pela Casa So+ma.
A última atividade será o mutirão de jardinagem, envolvendo a prática de jardinagem comunitária nos espaços verdes, incentivando a cooperação entre os moradores. “Agradeço aos envolvidos e convido todos a participarem, pois a presença da comunidade é fundamental para o sucesso dessa ação. Vamos juntos fazer a diferença!”, pontua Euler.
A coordenadora de Operações So+ma Vantagens Salvador e Camaçari, Iânia Pereira, explica que o evento tem como um dos objetivos o reforço do posicionamento da Casa So+ma como uma referência em sustentabilidade e práticas ambientais no bairro de Patamares. “É o nosso compromisso com a reciclagem e o cuidado com o meio ambiente”, destaca.
Sobre a parceria da So+ma com a Prefeitura de Salvador, a gestora define como marco significativo no fortalecimento da economia circular da cidade, na promoção da sustentabilidade e na valorização de atitudes conscientes que beneficiam toda a comunidade.
“É uma parceria estratégica que reflete o compromisso de ambas as partes com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social da cidade”, finaliza.