Entre os dias 18 e 19 de novembro, a Caravana da Cidadania Rural, na edição Novembro Negro, desembarcou na Comunidade Quilombola de Praia Grande, em Ilha de Maré, Salvador. Realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a ação vai acontecer em outras cinco comunidades remanescentes de quilombos no mês de novembro, em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Além do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF), o projeto inovou ao emitir, pela primeira vez, a Carteira de Identidade Nacional (CIN). A edição contou, também, com a participação da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), que, por meio do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, esteve disponível para registrar denúncias de racismo e intolerância religiosa, além de divulgar as políticas públicas desenvolvidas para a promoção da igualdade racial e o respeito à diversidade.
“Esses dois dias de ação em Praia Grande foram um sucesso, com mais de 100 atendimentos realizados e documentos emitidos. Dia 24 de novembro vamos passar por Lauro de Freitas, em Quingoma. Nos dias 26 e 27 pelos Quilombos Lagoa do Baixão e Boa Vista de Cananéia, ambos na região de Seabra. Já em dezembro, dias 3 e 4, que serão Vila Nova e Trindade, em Biritinga”, explicou o secretário da SDR, Osni Cardoso.
Tamires Ferreira, moradora de Praia Grande, falou sobre os desafios enfrentados pelos moradores da Ilha de Maré para emitir documentos: “quando precisamos emitir algum documento, temos que interromper todas as atividades do dia, e o deslocamento não facilita o processo. Para nós, cidadãos da zona rural, é muito gratificante ter o projeto na Ilha de Maré, considerando a dificuldade de atravessar para Salvador, levar nossos filhos para outra localidade e até mesmo conseguir agendamentos. Ter esse serviço aqui é uma oportunidade muito valiosa para a comunidade”.
Voltado para localidades de difícil acesso, o Cidadania Rural é um projeto realizado pela SDR, por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), no âmbito do Programa Bahia Sem Fome, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e o Governo Federal.
Fonte: Ascom/SDR