A Secretaria de Cultura (Secult-BA), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), juntamente com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), realizaram na quinta-feira (14), a entrega de um sanitário público localizado no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador.
Desativado há aproximadamente 20 anos, a reforma do equipamento localizado na Rua das Laranjeiras/Alaíde do Feijão, busca dinamizar e facilitar o acesso ao sanitário com gratuidade, atendendo turistas e transeuntes, além de trabalhadores e a comunidade local. A Conder ficou responsável pela reforma e o IPAC assumirá a gestão do sanitário, que terá 5 cabines e ficará aberto de 7h às 22h, com segurança patrimonial e uma equipe de limpeza dedicada para a manutenção do espaço.
A reativação do equipamento é mais uma ação da SecultBa e do IPAC para requalificar o Centro Histórico: “Essa iniciativa integra nosso compromisso com o Pelourinho, oferecendo mais suporte e estrutura para o local. É uma ação importante não só para o fortalecimento do turismo, como para a própria comunidade e as pessoas que trabalham nas ruas do Pelourinho, como as baianas de acarajé e vendedores ambulantes, que muitas vezes não tem um local adequado para suas necessidades”, afirma o diretor-geral do IPAC, Marcelo Lemos.
O arquiteto e coordenador da Conder, Zulu Araújo, explica a motivação para a parceria na iniciativa: “A Conder não detém responsabilidade legal e direta com o Centro Histórico, mas considera como imprescindível equipamentos de apoio como esse no Pelourinho, um dos lugares mais visitados por turistas e soteropolitanos e, por isso, tomamos iniciativa e providenciamos reforma completa do sanitário públicos”.
Fonte: Ascom/Ipac