A líder quilombola Bernadete Pacífico, que também era coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq) 17 de novembro de 2024 | 18:20
Mãe Bernardete será homenageada em festival em Salvador
A líder quilombola Bernadete Pacífico, a Mãe Bernadete, será homenageada na 6ª edição do Festival Pautas Sociais, evento que será realizado pelo Sesc na próxima semana, em Salvador. A ialorixá foi assassinada em agosto do ano passado na casa ao lado do terreiro de candomblé que comandava em Simões Filho, na região metropolitana da capital baiana.
Mãe Bernardete denunciava há anos a violência cometida contra a população quilombola e a tentativa de tomada das terras. A sua luta se intensificou após o seu filho Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, líder conhecido como Binho, ser assassinado em 2017.
No festival, o objetivo é reunir quilombolas, indígenas, caiçaras, pantaneiros, ribeirinhos e pescadores de diversas regiões do país em uma programação que conta com oficinas, rodas de conversas, e apresentações culturais. O evento é gratuito.
Mônica Bergamo, Folhapress