A ginasta Raiana Rebouças, 14 anos, aluna do projeto Casa de Ginástica da Bahia (Cagiba), viajou para Cuiabá – Mato Grosso, onde competirá no Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, que acontece entre os dias 30 de outubro e 4 de novembro. A baiana, que já se encontra na capital mato-grossense, embarcou junto a sua treinadora, Tatyana Brandão. Ambas viajaram com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Oriunda da Cagiba desde 2022, início do projeto, Rai, como gosta de ser chamada, conquistou a vaga após boa colocação no individual geral do Torneio Regional de Ginástica Rítmica – Região Nordeste, que aconteceu em Natal, Rio Grande do Norte, entre 27/08 e 01/09. Ela competiu com mais de 60 meninas da região nordeste na categoria juvenil. Na ocasião, ela e outras atletas viajaram também com transporte cedido pela Sudesb.
“Vir de um projeto social e ir para um torneio nacional, em apenas dois anos de aula, é uma coisa muito grande e muito legal, tanto para mim, quanto para o projeto. Estou com a cabeça e o coração muito tranquilos. Acredito que vai dar tudo certo no nacional”, disse Raiana.
Cagiba
O projeto oferece aulas gratuitas de ginástica em dois núcleos, sendo um em Lauro de Freitas com aulas de ginástica rítmica para meninas com idades entre 06 e 19 anos, e o outro com a modalidade de ginástica artística para meninos e meninas de 5 a 16 anos, no Centro de Treinamento Waldemar Santana, no Largo de Roma, em Salvador. Ambos são apoiados pela Sudesb e executados pela Federação Bahiana de Ginástica (FBG).
Fonte: Ascom/Sudesb