A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com o coletivo “As Pretas Falam,” realizou, nesta quarta-feira (30), um encontro de conscientização sobre dignidade menstrual e autocuidado com mulheres da comunidade do Dique Pequeno, em Salvador. Na atividade, foram abordadas, ainda, questões como os tipos de violência, métodos contraceptivos e saúde mental.
A terapeuta e técnica da SPM, Cândida Sheldon, que conduziu o encontro, destacou políticas públicas promovidas pela secretaria, reforçando o papel na promoção dos direitos das mulheres. “Quanto mais conhecemos a SPM, mais podemos realizar ações em benefício das mulheres em todo o estado. É essencial que todos saibam que existe um espaço para discutir políticas públicas voltadas às mulheres e entender o que tem sido feito por elas,” enfatizou.
A moradora Ingrid Santos, que desempenhou um papel fundamental na mobilização das vizinhas, compartilhou a importância da iniciativa. “Achei muito interessante e quero aproveitar a oportunidade para buscar outras atividades. É bom esclarecer e abrir a mente das pessoas, incentivando-as a falar sobre dificuldades e situações de violência”, disse Ingrid.
O evento contou, ainda, com o apoio de Edna Pedra, que disponibilizou a garagem de sua casa para a realização da palestra. Para Edna, o encontro foi uma oportunidade valiosa para discutir temas relevantes para as mulheres da comunidade. “Gostei muito desse momento,” afirmou. Quem também falou sobre o encontro foi a vendedora ambulante Leonice Silva. “Eu achei ótimo e espero que aconteçam outros momentos como esse, pois nunca tivemos algo assim aqui na localidade”, afirmou.
Cândida Sheldon falou sobre os desdobramentos de atividades como essas. “Encontros como esse contribuem para empoderar as mulheres, esclarecer dúvidas e promover a igualdade de acesso a informações sobre saúde e direitos. A iniciativa no Dique Pequeno é um passo significativo para fortalecer a rede de apoio às mulheres baianas e sensibilizar a população para temas muitas vezes silenciados na sociedade”, reforçou.
Na oportunidade, foram distribuídos absorventes higiênicos para as participantes, ampliando o alcance do programa Dignidade Menstrual. Os absorventes são adquiridos pela SPM, a partir de emendas parlamentares e encaminhados para instituições diversas que atuam no atendimento às mulheres.
O Programa Dignidade Menstrual é uma política pública, que visa promover a conscientização sobre a naturalidade do ciclo menstrual e assegurar o acesso gratuito e contínuo a absorventes higiênicos. O programa é voltado para mulheres e pessoas que menstruam, entre 10 e 49 anos.
Fonte: Ascom/SPM