Os nadadores baianos Lucas Santana e Pedro Matos, da categoria infantil e membros do Yacht Clube da Bahia, foram convocados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) para integrar a Seleção Brasileira de Natação nos Jogos Sul-Americanos Escolares. Lucas foi um dos contemplados da última lista do programa de apoio ao atleta do Governo do Estado – o Bolsa Esporte.
A competição será realizada em Bucaramanga, na Colômbia, entre os dias 2 e 8 de dezembro, com cerca de 2600 atletas de 12 países da América do Sul. Presidente da entidade máxima da modalidade no estado – a Federação Baiana dos Desportos Aquáticos (FBDA), Diego Albuquerque demonstra felicidade e satisfação com a convocação de dois atletas muito jovens após bom desempenho nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, que aconteceu em outubro em Recife, Pernambuco.
“Pedro ganhou quatro medalhas no Campeonato Brasileiro de Inverno da categoria e o Lucas Santana segue quebrando recordes históricos. Nos JEBs, eles conseguiram ganhar mais medalhas e se destacaram no cenário nacional. Então, estamos orgulhosos em tê-los nadando aqui, representando a Bahia e, agora, o Brasil. É só a primeira de muitas convocações na vida desses novos campeões de nossa terra”, pontua.
Lucas é apoiado pelo Programa Estadual para Apoio à Prática do Esporte – o Bolsa Esporte-, criado pelo Governo do Estado em 2009 pela Lei 11.363, e sob a administração da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
“A Bahia sempre foi celeiro de campeões e de felicidade para a nossa gente. Poder ter uma segurança de ter os atletas treinando aqui e estes sendo contemplados com o Bolsa Esporte e o FazAtleta, programas que fornecem ajuda financeira significativa para esses atletas. É importantíssimo que tenhamos esse tipo de apoio para cultivar novos talentos. Então isso nos dá uma segurança para que o trabalho seja contínuo e essa convocação seja só a primeira de muitas”, continua Diego.
Competição – A cidade de Bucaramanga, localizada na região nordeste da Colômbia e situada a 959 metros acima do nível do mar, será o local da 28ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares, organizados pela Consude, instituição que reúne os ministérios do Esporte dos países da América do Sul.
A competição vai receber representantes do Brasil, Argentina, Bonaire, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela e Uruguai. Serão noves modalidades em disputa no torneio sul-americano: xadrez, atletismo, basquete, voleibol, futsal, natação, tênis de mesa, judô e handebol, além das disputas de natação e atletismo paradesportivas.
Fonte: Ascom/Sudesb