A vice-prefeita Ana Paula, Matos, com o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macedo 24 de outubro de 2024 | 18:45
‘Salvador fortalece a cultura da prevenção e a valorização da vida’, diz Ana Paula durante Semana Nacional de Redução de Desastres
A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, participou nesta quinta-feira (24) da Semana Nacional de Redução de Desastres, na sede da Codesal, junto com o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macedo. Na ocasião, a equipe técnica do órgão e profissionais de combate a endemias da Secretaria Municipal da Saúde participaram de uma capacitação, visando a educação ambiental e prevenção.
“Quando a gente faz essa capacitação, a gente ensina e incentiva as pessoas a se mobilizarem para que os desastres não aconteçam. Mas se tiver algo incontrolável da natureza, a gente precisa saber como agir, unindo a ação de prevenção e a tecnologia social. Estamos buscando, de fato, essa redução pela capacitação técnica, por toda uma equipe preparada, mas ao mesmo tempo aproveitando esse momento para fortalecer a cultura da prevenção e a valorização da vida”, pontuou Ana Paula Matos.
Segundo a vice-prefeita, a Defesa Civil se reorganizou a partir de uma crise, que foi a tragédia de 2015. “Nós juntos construímos essa nova Codesal, com a cidade muito mais preparada e organizada para agir diante dos desastres naturais”.
Promovida pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), a Semana Nacional de Redução de Desastres 2024 segue até sexta-feira (25) com o tema principal “O Papel da Defesa Civil na Educação, Proteção e Capacitação da População para um Futuro Resiliente”.
No primeiro dia do evento, o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macedo, abriu a programação com a palestra sobre o tema “Defesa Civil Somos Todos Nós”. Ele destacou os avanços alcançados pelo órgão municipal desde 2013. “Os novos paradigmas da Defesa Civil sustentam-se na prevenção resiliência e sustentabilidade no contexto dos ODS. Enquanto sistema, tudo na Defesa Civil se interliga, razão pela qual agradecemos a colaboração permanente dos Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil”.