Promovida pelo Governo do Estado, com o objetivo de levar atendimento de qualidade a todas as regiões da Bahia, a Feira Saúde Mais Perto chegou à 100ª edição de 2024, na quarta-feira (23), durante ação em Barra do Pojuca, no município de Camaçari. Com os 2 mil exames e consultas realizados no dia, o projeto já soma mais de 541 mil atendimentos, apenas este ano. Se contabilizados os atendimentos desde a implementação da Feira Saúde Mais Perto, em 2023, o número ultrapassa os 878 mil.
“Os números da Feira Saúde Mais Perto demonstram o acerto do Governo do Estado ao implementar uma política que, na prática, democratiza a saúde e leva dignidade ao povo baiano. Ela chega para fortalecer a atenção primária com serviços de saúde para quem mais precisa em todos os cantos da Bahia”, avalia a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Coordenador da feira, Edvaldo Gomes fez um balanço do primeiro dia de atendimento em Barra do Pojuca e prevê repetir a adesão nesta quinta-feira (24). “Chegamos à edição de número 100 na localidade de Barra do Pojuca, ofertando além de exames de diagnóstico, atendimento odontológico completo. Foram 2 mil atendimentos somente no primeiro dia, com maior demanda nos serviços de ultrassonografia, o que revela o vazio assistencial da localidade e a carência na oferta de serviços primários de saúde. A previsão é que mais 2 mil atendimentos sejam realizados no segundo dia”, destaca.
Nesta quinta-feira (24), a feira permanece em Barra do Pojuca, com atendimentos a partir das 8h, no Colégio Estadual de Barra do Pojuca, localizado na Rua Elísio Neto. Por meio do projeto, moradores do município de Camaçari e da região poderão realizar ultrassonografias, eletrocardiogramas, raio-x do tórax, exames laboratoriais e atendimento odontológico completo.
Para ter acesso aos exames e consultas é necessário apresentar RG, CPF, Cartão do SUS e a solicitação médica (para ultrassom e serviços laboratoriais). Menores devem estar acompanhados por um responsável legal.
A Feira Saúde Mais Perto é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). Implementado pelo Governo do Estado em 2023, o projeto já ultrapassou 878 mil atendimentos em toda Bahia, sendo 541.891 apenas em 2024.
Fonte: Ascom/Sesab