Os atletas das categorias sub-14 (masculino e feminino) e sub-16 (masculino e feminino), de seis equipes de Salvador e Paulo Afonso, entrarão na quadra do colégio estadual. As partidas iniciam às 08h deste sábado, 12, com previsão de término às 15h30. Já no domingo, 13, os jogos também iniciam às 8h da manhã, no entanto, com a previsão de encerramento às 14h45, quando acontecem as premiações. Confira mais eventos com o apoio da Sudesb neste final de semana abaixo:
Handebol – A conferência Feira de Santana do Campeonato Baiano de Handebol 2024 tem início nesta sexta-feira, 11, e segue até o domingo, 13, com a disputa de dez equipes femininas (quatro juvenil e seis adulto) e onze masculinas (seis juvenil e cinco adulto), na Estação Cidadania do bairro de Gabriela, na Princesa do Sertão. A competição está voltando a ser realizada após cinco anos sem torneios estaduais oficiais.
A edição de 2024 do certame estadual contará com as categorias adulto (acima de 18 anos), junior (19 a 21 anos), juvenil (16 a 18 anos) e cadete (15 a 17 anos), além da execução de um festival de handebol infantil. A conferência de Feira vai contar com representantes adultos e juvenis das cidades de Feira de Santana, Jacobina, Jequié, Luís Eduardo Magalhães, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Santo Estêvão e Senhor do Bonfim.
Neste ano, serão realizadas, ao todo, cinco conferências pelo estado. A etapa de Senhor do Bonfim foi no final de setembro e as próximas etapas passarão, em novembro, por: Jequié (Complexo Esportivo Integrado), de 01 a 03; Santo Antônio de Jesus (Ginásio do IFBA e do SESC), de 15 a 17; e Santo Estevão (Complexo Esportivo do Colégio Estadual de Tempo integral de Santo Estevão) – de 22 a 24 – todas antes da conferência final, que será entre os dias 06 e 08 de dezembro em Salvador. Os dois melhores de cada categoria de cada conferência se classificam para a final em Salvador.
Os jogos da conferência feirense iniciam às 12h desta sexta-feira, 11, seguindo ao longo da tarde e da noite. As partidas retornam a partir das 8h do sábado, 12, e vão até meia noite. Por volta das 11h, será realizada uma abertura oficial. No domingo, 12, as finais das categorias juvenil masculino, adulto feminino e adulto masculino começam, respectivamente, às 11h, às 12h30 e às 14h, enquanto as últimas partidas do grupo único da juvenil feminino serão a partir das 8h.
Boliche – A Taça Bahia de Boliche 2024, evento válido para o ranking nacional, acontece entre sexta-feira, 11, e domingo, 13, no Boliche Paralela, no Shopping Paralela. O torneio nacional será realizado pelo segundo ano consecutivo na variação de duplas. Nesta edição, estarão presentes atletas de sete estados brasileiros (Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Catarina). Eles competem a partir das 8h às 13h no turno da manhã, enquanto à tarde é das 14h às 19h.
Os competidores vão disputar 20 linhas (rodadas) – sendo sete no primeiro dia, sete no segundo e seis no último – em três divisões (duas masculinas e uma feminina), com cortesia de pista, quando três atletas disputam em uma, enquanto a do lado fica vaga, alternando-se. “Boliche é repetição e precisão.” Com base neste lema, o presidente da Federação Baiana de Boliche (FBBol), Ricardo Nakamura, resume a modalidade que para muitos é recreação, mas para alguns é competitivo.
Corrida de Aventura – A Corrida do Carrasco ocorre neste final de semana, em Antônio Cardoso, na região do Portal do Sertão, com a abertura nesta sexta-feira, 11, às 16h, e a largada no sábado, às 8h, na Praça da Matriz. As provas serão realizadas nos percursos: open (43km), com as duplas e duplas mistas; e pro (120km), com duplas e quartetos.
Nesta sexta-feira, 11, na praça no centro da cidade, acontece a recepção aos atletas e equipes, momento em que serão distribuídos os kits e equipamentos. Neste encontro, eles terão direito a um treinamento básico e inicial de tiro com arco. Com a largada no sábado, 12, a previsão de chegada para os primeiros colocados do circuito open é por volta das 17h. Já os atletas do circuito pro são esperados na madrugada do domingo, 13, dia que ocorre a cerimônia de premiação da Corrida do Carrasco e do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura 2024 a partir das 10h do domingo.
Ao todo, serão sete modalidades em disputa nesta prova: trekking, mountain bike, ride run (somente no circuito pro), canoagem, travessia, tiro com arco/arquearia montada e atividade com cordas. A novidade fica a cargo do tiro com arco e a arquearia montada, que como parte das ações da Corrida Carrasco em não ficar preso a modalidades específicas e trazer aspectos culturais e esportivos da região, como o caso das cavalgadas. Acontecendo desde 2005, a Corrida do Carrasco é chancelada pela Confederação Brasileira de Corrida de Aventura (CBCA) e pela Federação Baiana de Corrida de Aventura (FBCA).
Ciclismo – O Desafio Latitude 12, única competição esportiva predominantemente disputada em dupla na Bahia, acontece neste final de semana em Praia do Forte, em Mata de São João. Dividido entre as modalidades trail run e mountainbike, o desafio acontece partindo e voltando para o Polomar Club, em Praia do Forte.
No sábado, 12, a competição promove as provas de trail run com desafios de 7km e 15km disputados em dupla. Este ano, o desafio contará com a novidade do percurso de 21km, única categoria disputada individualmente. Além disso, haverá uma programação especial de corrida específica ao público infantil por conta do Dia das Crianças.
Já no domingo, 13, a competição será focada nas bikes nos percursos de 30km e 60km, sendo as categorias disputadas em dupla. Além disso, o Desafio Latitude 12 inovou lançando uma categoria Gravel para o percurso de 30km e uma e-bike para o percurso de 60km, ambas as categorias disputadas individualmente.
Mas a grande novidade no segundo dia de competição será voltada para o público infantil, que nasce da parceria entre o Desafio Latitude 12 e a New World Bike, que já promovia eventos para a gurizada iniciar no esporte. O Latitude New World Bike Kids será uma competição dividida em categorias para crianças entre 2 e 12 anos.
Jiu-jitsu – Neste domingo, 13, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, acontece o Premier Fight Championship – PFC Jiu Jitsu. Organizada pela Federação Baiana de Jiu-Jitsu e MMA (FBJJMMA), a competição recebe atletas das categorias do pré-mirim ao master, na faixa etária entre 4 e 55 anos, além de valer pontos para o ranking oficial da modalidade em 2024. O torneio receberá cerca de 500 atletas de 23 municípios, incluindo Salvador, Região Metropolitana e interior do estado.
Travessia do Piau – A quarta etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas do Velho Chico 2024 acontece neste domingo, 13, no norte do estado, em Juazeiro. O evento é realizado pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) e tem um percurso de 3,5 km, largando de Rodeadouro com chegada à Ilha do Maroto.
Canoagem – A 5ª etapa do Campeonato Baiano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem vai acontecer na cidade de Itacré, baixo sul baiano, neste domingo, 13, a partir das 09h30. O evento vai reunir mais de 120 atletas das cidades de Itacaré, Maraú, Ubatã, Camamu e Ubaitaba e é promovido pela Federação Baiana de Canoagem (Febac).
Festival Remo sem Fronteiras – Neste sábado, 12, a partir das 8h, o Festival Remo sem Fronteiras realiza mais uma edição do grande encontro que celebra a união e a integração de todos os projetos que acontecem na Praia da Preguiça, local da atividade. A ação é organizada pela Associação de Remo Salvador (ARS) e a Kaiaulu Va’a – Canoa Havaiana.
A programação vai contar com a recepção dos atletas com café da manhã, seguido pelo briefing da competição. As baterias do evento incluem categorias para todas as idades e públicos (kids, junior, misto adulto, 60+ e PCD). Ao final, será realizada uma cerimônia de premiação, com música, brincadeiras e a tradicional ação de limpeza da praia para encerrar o evento com consciência e cuidado com o meio ambiente.
Karatê – A Arena de Esportes da Bahia, em Ipitanga, Lauro de Freitas, recebe neste domingo, 13, o Campeonato Baiano de Shotokan Karatê-Do. Cerca de 250 atletas de 20 clubes de Salvador, Cruz das Almas, Itaparica, Jacobina e Vera Cruz, entre 04 e 55 anos, vão disputar as 45 categorias do evento, que busca homenagear, principalmente nesta etapa, a atuação das mulheres dentro das artes marciais.
Fonte: Ascom/Sudesb