O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa), apresenta uma programação variada em seus museus, com destaque para eventos dedicados à arte e à cultura, entre os dias 08 e 13 de outubro.
Quem visitar o Museu de Arte da Bahia (MAB) poderá apreciar exposições imperdíveis, como “Armorial 50: Uma Herança Nordestina”, “O Jardim de Luís Dias” e a mostra inclusiva “DEF Contexto”. Na quinta-feira (10), além da tradicional feira agroecológica, que acontece a partir das 8h, o museu apresenta o espetáculo “Arvoré: Um solo de Rebeca Oliveira”, às 19h. O espetáculo será reapresentado nos dias 11 e 12, também às 19h, e no dia 13, às 17h.
No Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC), na quarta-feira (09), além das exposições “Último Lote” e “Arte Urbana”, será oferecido o curso “Design em Cartaz no Museu”, com curadoria de Maria Helena, das 17h às 20h. As inscrições são limitadas e podem ser realizadas pelo link disponível na bio do Instagram do museu. No sábado, a programação será voltada ao público infantil em comemoração ao Dia das Crianças, com atividades lúdicas a partir das 15h em parceria com a editora Pé de Pitanga, incluindo contação de histórias com Terezinha, sessão de autógrafos de livros infantis e recreação com bolhas de sabão gigantes. No domingo (13), às 8h, acontece mais uma edição do ‘’Amanhecer no MAC’’ com Mediação Ativa com Alyne Souza.
No Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), os visitantes podem explorar a exposição “Vila Velha, Por Exemplo: 60 Anos de um Teatro no Brasil” e a coleção de Arte Popular de Lina Bo Bardi. Na sexta-feira (11), o museu abrirá suas portas ao público para a Mostra de Processos: “Rítmica Corporal na Encenação”, com a participação da Oficcina Multimédia (BH), no espaço Casarão. No sábado (12), em comemoração ao Dia das Crianças, serão oferecidas duas atividades especiais: a Oficina Vilerê, que inclui aulas de circo e atividades corporais destinadas às crianças da comunidade da Gamboa, das 10h às 13h e uma oficina de sensibilização poética para crianças de 6 a 12 anos, conduzida pela psicóloga e escritora Vanina Cruz, às 10h, aberta ao público, na Capela do MAM.
No Parque Histórico Castro Alves (PHCA), localizado em Cabaceiras do Paraguaçu, a de 170 km de Salvador, além do acervo permanente, destacam-se as exposições “Uma Casa Sertaneja” e “Nossas Curvas não se Curvam”. De terça a sexta-feira, das 10h às 15h, o “Parque de Histórias” oferece sessões de contação de histórias para o público infantil, mediante agendamento.
A programação completa pode ser conferida no site http://www.ipac.ba.gov.br/
Fonte: Ascom/IPAC