O mês de outubro vai começar intenso no Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu (HRPP), em Itaberaba. Nesta quarta-feira (2), será realizado mutirão de exames laboratoriais, mediante a distribuição de 60 senhas. Das 8h às 11h, a população poderá coletar amostras de sangue para hemograma, glicemia de jejum, função renal e função hepática, além de realizar Eletrocardiograma (ECG). Para os exames de sangue, é preciso estar de jejum.
Na sexta-feira (4), é a vez daqueles que precisam de cirurgia pediátrica (de um a 17 anos) e cirurgia geral (de 18 a 70 anos). Para isso, o Hospital de Itaberaba preparou um mutirão de triagem ambulatorial, mediante a distribuição de 100 senhas para cada modalidade. Para cirurgia geral, o atendimento será das 8h às 12h. Para cirurgia pediátrica, das 13h às 17h.
Entre o público de 1 a 17 anos, a triagem será para postectomia (fimose), hérnia umbilical, hérnia inguinal, hérnia epigástrica. Os adultos passarão por triagem para hérnia umbilical, hérnia inguinal, hérnia epigástrica, hérnia incisional, laqueadura, vasectomia, ooforectomia, hidrocele, histerectomia total e colecistectomia por vídeo.
Para receber atendimento nos mutirões, além de garantir a senha, é preciso apresentar cartão do SUS, documento de identificação oficial com foto e comprovante de residência. Os pacientes serão encaminhados para os exames pré-operatórios a serem realizados posteriormente.
O Hospital Regional de Itaberaba é uma unidade de saúde de grande porte do Governo do Estado, gerido pela Santa Casa Ruy Barbosa desde 1º de setembro de 2024.
Fonte: Ascom/Sesab