O Governo do Estado vem investindo no bem-estar dos estudantes, professores e demais profissionais das unidades de ensino de toda a Bahia. A comunidade escolar de Macaúbas, por exemplo, está sendo beneficiada, neste sábado (28), com a entrega da obra de modernização do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Paramirim. A unidade, agora, passa a contar com um teatro, vestiário, quadra poliesportiva coberta, além de campo society com pista de atletismo e restaurante estudantil, somando um investimento de R$ 6,2 milhões.
“Estamos oferecendo um caminho de oportunidade melhor para os nossos estudantes. Precisamos ter equipamentos como esse em toda a Bahia e temos feito um grande esforço nesse sentido, para oportunizar para os nossos estudantes as melhores condições. Eu estudei em uma escola estadual, sou professora de uma escola estadual e o sonho da nossa escola é potencializar cada vez mais o uso de equipamentos como esse, que estamos entregando aqui hoje, que é o padrão das nossas escolas da rede estadual. Uma escola intensa, contextualizada com a realidade dos nossos estudantes. Estou muito feliz. É um investimento significativo para o município de Macaúbas, reafirmando o compromisso do Governo do Estado de forma concreta”, ressaltou a secretária Rowenna Brito, na cerimônia de inauguração.
A secretária também pontuou o empenho do Governo do Estado em melhorar a infraestrutura em toda a rede escolar. “Estamos com 600 obras como essa, sendo que, na gestão do governador Jerônimo Rodrigues, já inauguramos 222 unidades escolares entre reforma, ampliação, modernização e construção de novas unidades escolares. Um investimento de quase 3 bilhões de reais, colocando o orçamento público onde a gente acredita que é o maior potencial nosso, que é na e Educação”.
A modernização da infraestrutura escolar é um instrumento para facilitar o aprendizado, a socialização e a formação cultural, contribuindo para o desenvolvimento dos estudantes, além de melhorar o aproveitamento dos espaços, ampliando a capacidade e os serviços da escola, com salas de aula e ambientes de lazer, práticas esportivas, refeitórios e administração. A recepcionista Cibele Santos Costa, 20 anos, encontrou na unidade escolar a oportunidade de retomar os estudos. “Estou concluindo o Ensino Médio este ano, graças ao CETEP, que oferece a Educação de Jovens e Adultos à noite. Assim, quem não pôde estudar na idade certa, consegue conciliar estudo e trabalho. Quero que minha mãe também faça a mesma coisa”, conta.
A diretora do Núcleo Territorial de Educação da Bacia do Paramirim (NTE 12), Flordenice Costa, destaca a importância das novas estruturas para a comunidade escolar. “Significa mais conforto e acolhimento. Um ambiente mais agradável, que impacta de forma positiva na aprendizagem dos nossos estudantes, na descoberta de novos talentos. É um espaço dedicado ao protagonismo de nossos jovens”, revela, observando ainda a transformação que vem acontecendo na área da Educação, tanto na capital, quanto nas cidades do interior, como Macaúbas, que conta ainda com o Colégio Estadual Cônego Firmino Alves e o Centro Educacional de Intermediação Tecnológica (CEMIT) da Bacia do Paramirim.
Fonte: Ascom/SEC